quinta, 28 de março de 2024
Cidade

EdUFSCar lança livro sobre economia solidária

28 Jun 2016 - 06h18Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança o livro "Economia Solidária a experiência da UFSCar em uma década de ensino, pesquisa e extensão".

O livro tem autoria de Ana Lúcia Cortegoso, professora aposentada da UFSCar; Henrique Mesquita Pompermaier, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar; Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho, coordenador técnico de projetos no Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária - NuMI-EcoSol; e Tatiane Marina Pinto de Godoy, pesquisadora sobre relação entre Economia Solidária e a produção social do espaço urbano.

A obra examina aspectos da constituição e do funcionamento da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar, com ênfase em sua primeira década de existência, quando deu origem ao NuMI-EcoSol. Os textos que compõem a obra enfocam temáticas relevantes nesta trajetória para a instituição, para a comunidade alcançada por estas ações e para o próprio movimento da economia solidária, ao darem visibilidade a processos e produtos que, envolvendo algumas centenas de pessoas, ajudaram a consolidar o papel das incubadoras universitárias no fomento à economia solidária no país.

O livro pode ser adquirido no site da EdUFSCar, www.editora.ufscar.br.

NuMI-EcoSol

O NuMI-EcoSol é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão vinculada diretamente à Reitoria da UFSCar que desenvolve trabalhos que visam a promoção da Economia Solidária em três eixos de atuação (estudos, formação e intervenção em Economia Solidária). Mais especificamente estes eixos englobam a produção do conhecimento (pesquisa) em diferentes áreas, temas e aspectos da realidade (Economia Solidária, desenvolvimento territorial, política públicas, finanças solidárias, consumo ético, responsável e solidário, lazer, saúde mental, saúde coletiva, segurança alimentar e nutricional, educação popular, resíduos e reciclagem) simultaneamente à intervenção (extensão) em uma realidade social com formação (ensino) de estudantes de diferentes cursos e níveis e participação de vários tipos de profissionais (arquitetura, ecologia, psicologia, sociologia, engenharias, educação física, enfermagem, terapia ocupacional, economia, biologia, ciências sociais, geografia etc.), tendo a Economia Solidária (conceitos, princípios e ações) como diretriz integradora de suas ações, com vistas ao desenvolvimento local. Esta estratégia é adotada a partir do entendimento que tratar ensino, pesquisa e extensão como indissociáveis é papel da Universidade Pública.

Em termos de intervenção na realidade, o NuMI-EcoSol atua no fomento a empreendimentos e iniciativas de trabalho associado autogestionário e na promoção de práticas éticas, responsáveis e solidárias de produção, comercialização e consumo, na direção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Desde o início das ações, o NuMI-EcoSol incubou e assessora várias iniciativas de diversas naturezas, Econômicos Solidários (EES) de produção e de serviço, no meio rural e urbano; criou o Banco Comunitário Nascente, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (Coopervida), a EES da Cadeia Produtiva de Limpeza LimpSol, a Horta Comunitária, a EEs de artesanato Maria & Fuxicos, a EES de Saúde Mental RECRIART, a EES da Cadeia Produtiva de Limpeza Sabão Recicla, dentre outros. Mais informações no site do NuMI-EcoSol, www.numiecosol.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias