sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Educação realiza estudo para aumento de vagas em CEMEI’s até 2012

17 Jan 2011 - 17h56

A Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de atingir suas metas e atender a necessidade de forma adequada, desenvolve um estudo da população dos bairros do município para aplicar seus investimentos na Educação Infantil, pautada na importância de seu caráter educativo. Baseada nestes objetivos, a SME estabeleceu como meta para o período de 2009 a 2012 atender 80% da demanda de 0 a 3 anos (ensino não  obrigatório), e a reorganização da Educação Infantil, já que na faixa etária de 4 e 5 anos o município já atende hoje 100% da demanda.

Para isto a Prefeitura tem feito uma série de ações e investimentos, como por exemplo: reforma e ampliação de unidades escolares, construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s), contratação de professores, aquisição de equipamentos, mobiliários e demais que garantem o efetivo funcionamento dessas unidades. São aproximadamente 2.300 novas vagas da educação infantil projetadas para até 2012 estabelecidas de acordo com as demandas apresentadas ou que surgirão, conforme surgem novos bairros, Programas de Habitação Popular e crescimento natural dos bairros existentes. O foco sempre é direcionado à periferia da cidade, já que o centro tem hoje uma característica bem especial: a população envelheceu e a demanda por vagas de educação infantil é pouca e, em alguns bairros mais antigos, praticamente inexistentes.

Seguindo a tendência verificada nas principais regiões brasileiras, o crescimento da população se dá de forma bastante desigual no espaço.  Mesmo dentro de São Carlos, as diferenças são marcantes, uma grande faixa composta pela região central, bairros mais antigos e tradicionais perdem população jovem e infantil; em termos absolutos, o crescimento da população existente na cidade concentra-se prioritariamente na faixa dos bairros de ocupação mais recente juntamente com bairros de periferia e regiões carentes. A projeção da inversão do perfil demográfico do país, com mais idosos do que jovens em 2030, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica a necessidade de mudanças urgentes em políticas públicas e condutas sociais.

Com este novo mapa da população brasileira, a Secretaria Municipal de Educação fez estudo das demandas por faixa etária e por região, que gerou a proposta de algumas medidas como a ampliação de 11 unidades escolares, perfazendo um total de aproximadamente 700 novas vagas e 1.560 vagas decorrentes de novas unidades escolares construídas, com um total de 8.

Os bairros que tiveram ou terão as ampliações nos CEMEIs já existentes são: Cidade Aracy, Antenor Garcia, Santa Felícia, Jardim Botafogo, Parque Delta, Santa Maria II, Vila Carmem e Água Vermelha. Os bairros que contarão com novas construções são: Antenor Garcia, Cidade Aracy, Jardim Ipanema, Santa Felícia, São Carlos VIII, Jardim dos Coqueiros e Douradinho.

Além de atender a demanda, a Secretaria  Municipal de Educação tem a preocupação com a qualidade da educação, com garantia de acesso e permanência de todos, bem como, a adequada aplicação dos recursos públicos, que deve ser garantida pelo gestor.

Assim, a Secretaria de Educação está estudando a ampliação do atendimento em período integral para a faixa etária de 0 a 3 anos e a redistribuição da oferta de vagas para as regiões com maior demanda.

Leia Também

Últimas Notícias