quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Educação realiza a 1ª Feira de Africanidades

21 Nov 2012 - 18h30
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Educação promove, na próxima sexta-feira (23), a 1ª Feira de Africanidades. No evento, as escolas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino expõem os resultados dos projetos institucionais desenvolvidos ao longo do ano em educação para as relações étnicorraciais.

A programação conta com a participação dos alunos das 43 Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) da Prefeitura de São Carlos.

A atividade começa às 19h30, no Grêmio Flor de Maio, com a apresentação do “Projeto Dançar” e a coreografia “De volta às origens”. Logo em seguida ocorre a apresentação das professoras da formação das histórias dançadas: “recontando histórias por meio das danças brasileiras”. Para encerrar a feira haverá um baile de confraternização com o grupo “Moro na Roça”.

Para a secretária de Educação, Lourdes Moraes, no momento em que o Brasil abre a discussão sobre as questões étnicas, é de fundamental importância a reflexão sobre a diversidade cultural existente no país e que as escolas cumpram o papel de formadoras de opinião e sejam utilizadas para o exercício de cidadania. “Consideramos importante ressaltar, que em uma sociedade plurirracial e multicultural como a nossa, é fundamental que políticas públicas integrem e valorizem os marcos culturais formadores da nacionalidade, sem comprometer o interesse de um ou outro grupo, mas a própria qualidade da educação na oferta do acesso e permanência de todas as crianças”, pontua.

Ela explica que as escolas participantes da Feira de Africanidades elaboraram um projeto institucional em educação para as relações étnicorraciais, de acordo com os fundamentos legais e necessidades locais para a oferta de uma escola promotora da igualdade racial como um ambiente igualitário que respeita, discute e valoriza as diferenças. “A construção de uma sociedade mais justa dependerá  da valorização e respeito a cada ser humano, sendo assim a escola desempenha um papel fundamental promovendo no cotidiano do fazer pedagógico, a cidadania e o respeito à diversidade, mostrando ao aluno a importância e a riqueza de nossa cultura, as memórias coletivas dos vários grupos étnicos que integram a nossa sociedade e a contribuição da diversidade étnica para a construção da identidade do nosso país”, comenta.

De acordo com a secretária de Educação, a preocupação da Prefeitura é apresentar proposta pedagógica nos Centros Municipais de Educação Infantil que contemple o acesso para todas as crianças a diferentes conhecimentos e linguagens orientadas de forma integradas e que contribuam para o desenvolvimento das relações interpessoais e das capacidades infantis.

Leia Também

Últimas Notícias