sexta, 29 de março de 2024
Tecnologia

Educação oferece ensino de robótica em parceria com o IFSP

Vagas foram ofertadas para os estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica “Carmine Botta” e “Dalila Galli”

17 Mar 2022 - 07h49Por Redação
A aula inaugural de robótica foi ministrada na última terça-feira - Crédito: DivulgaçãoA aula inaugural de robótica foi ministrada na última terça-feira - Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou esta semana as aulas da primeira turma de robótica para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O curso é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP). As vagas foram ofertadas para os estudantes de duas unidades escolares: as Escolas Municipais de Educação Básica “Carmine Botta” e “Dalila Galli”, cada uma com cinco turmas.

A parceria entre a SME e o campus de São Carlos do IFSP foi possível graças à concretização do Projeto de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação que foi desenvolvido para os adolescentes com idade entre 13 e 14 anos. Esse é o primeiro convênio de extensão celebrado entre a Prefeitura de São Carlos e o IFSP.

A aula inaugural de robótica foi ministrada na última terça-feira, 15 de março, para a primeira turma. Cada turma terá oito encontros, uma vez por semana, com os professores do IFSP. Após o levantamento de interesse nas duas unidades escolares, foram formadas dez turmas compostas por 20 estudantes cada uma.

O objetivo do projeto é a aplicação de oficinas práticas de ensino-aprendizagem de lógica de programação, em contraturno dos estudantes, baseando-se em metodologias e atividades contextualizadas com o pensamento computacional. Cada módulo é composto por quatro aulas teóricas e quatro aulas práticas.

A equipe técnica do Departamento de Supervisão Escolar da SME atuou diretamente no desenvolvimento do projeto, fazendo o acompanhamento. Considerando o planejamento pedagógico, a SME oferece a logística de transporte da unidade escolar até o IFSP, além de alimentação aos estudantes.

Um dos diferenciais do projeto, além do ineditismo da oferta do curso de robótica na rede municipal de ensino, é que a equipe do IFSP apresentou aos pais e responsáveis, em reunião com as famílias dos estudantes, os detalhes do projeto.

“Estamos diante de algo inovador na nossa rede porque o curso propõe que o estudante coloque a mão na massa, com resultados práticos, e ainda por cima estimula e acolhe principalmente as estudantes mulheres para que possam sentir a oportunidade de acesso a um campo majoritariamente de estudantes homens em função de diferentes projetos na ciência e tecnologia”, afirmou a secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann.

Leia Também

Últimas Notícias