terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Educação Interprofissional em Saúde é tema de evento internacional em São Carlos

05 Dez 2017 - 01h42Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Nos dias 11 e 12 de dezembro, São Carlos será sede da I Conferência Internacional de Educação Interprofissional em Saúde e do II Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento é gratuito e voltado a alunos, docentes, pesquisadores e profissionais da Rede de Atenção à Saúde de São Carlos e região.

Em linhas gerais, a interprofissionalidade em saúde envolve o trabalho em equipe multiprofissional e a integralidade no cuidado para ampliar a resolubilidade dos serviços e a qualidade dos atendimentos. Para Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, refletir sobre a educação interprofissional contribui para a formação articulada entre diferentes áreas profissionais visando a melhoria da colaboração e do cuidado em saúde.

A programação terá palestras, mesas-redondas, oficina e roda de conversa relacionadas à temática central do evento. Além das professoras Jaqueline Alcântara da Silva e Vivian Aline Mininel, do DEnf e coordenadoras das atividades, e Alana Fornereto Gozzi, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, participam dos debates as convidadas Rosana Rossit, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Carole Orchard, da University of Western Ontario. Orchard é autora do referencial teórico de competências interprofissionais colaborativas da Canadian Interprofessional Health Collaborative e tem ampla experiência em temas da educação interprofissional e da prática colaborativa centrada no usuário.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Gestão, Formação, Trabalho e Saúde (GFST) da UFSCar, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.

As atividades serão realizadas no Auditório do DEnf, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, das 9 às 18 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://goo.gl/oBuvQG. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado. Mais informações e a programação completa podem ser acessadas na página do evento no Facebook (http://bit.ly/2nvrtyP) ou solicitadas pelo e-mail eip.ufscar.br@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias