quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Eduardo Santangelo apresenta concerto de piano no São Carlos Clube

05 Mai 2014 - 16h00

O pianista se apresentará pelo projeto Concertos no São Carlos Clube e trará obras de grandes compositores da música erudita

A Sede Avenida do São Carlos Clube recebe, no dia 8 de maio, a partir das 20 horas, o pianista Eduardo Santangelo. O músico promete um recital brilhante, em tocará obras de grandes nomes da música erudita como Chopin, Liszt, Nazareth, Guarnieri, entre outros.

Eduardo Santangelo inspira-se em composições de Richter, Argerich e Cortot, que reforçam sua motivação de “levar a música para onde for”. Ele declara: “O meu compromisso é com a minha expressão artística e com o piano. Sou um intérprete e a minha perspectiva maior de vida é proporcionar ao público o deleite que há na arte musical”.

HISTÓRICO – Nascido em Bauru (SP), Eduardo se mudou ainda na infância para São Carlos, cidade pela qual revela ter enorme carinho, pois foi nela que seu “amor incondicional pelo piano nasceu”, além de ser um local que enriqueceu sua formação intelectual.

Ele relembra que, por influência de seus pais, sempre ouvia muita música em casa. “Lembro-me da emoção e do impacto que a música me causava quando eu tinha cinco anos. Dentro do carro, o toca-fitas ficava constantemente ligado”.

A paixão pelo piano, conta Eduardo, também apareceu cedo: o instrumento sempre o emocionou e chamou sua atenção. “Meus pais, sempre muito atentos a isso, logo me matricularam em uma escola de música”, explica.

E foi dessa forma que, aos nove anos de idade, o músico iniciou os estudos e construiu uma sólida formação musical permeada de um repertório de qualidade. 

Mestre em Música pela UNICAMP, com dissertação sobre Villa-Lobos, Eduardo realizou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí, no Instituto de Artes da UNESP, na Arizona State University, na Faculdade Carlos Gomes, no Instituto de Artes da UNICAMP e na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. 

O pianista iniciou os estudos com Sylvia Barros e completou a formação com Tadeu de Freitas. Foi aluno dos mais ilustres pianistas brasileiros: estudou com Homero de Magalhães, Caio Pagano e Gilberto Tinett e especializou-se com Eduardo Monteiro, Mauricy Martin, Belkis Carneiro de Mendonça, Beatriz Balzi, Marisa Lacorte, Yara Bernette, Claudia Knaffo, Mordehay Simoni e David Witten.

Contemplado com um prêmio oferecido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Eduardo gravou um CD com obras dos mais eminentes compositores contemporâneos brasileiros: Rodolfo Coelho de Souza, Marcos Câmara de Castro, Ronaldo Miranda, Gilberto Mendes e Camargo Guarnieri foram os compositores registrados no CD.

Leia Também

Últimas Notícias