Menu
domingo, 09 de maio de 2021
Cidade

Edson Fermiano antecipa destinação de recursos para a Santa Casa

04 Out 2012 - 14h39

O presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano (PR), informou que irá antecipar a devolução de R$ 640 mil economizados da dotação da Câmara correspondente ao ano de 2012, para destinar à Irmandade da Santa Casa e Misericórdia e Maternidade Dona Francisca Cintra Silva. A  verba será utilizada para custeio do hospital com cirurgias e assistência hospitalar, bem como para aquisição de equipamento para esterilização para a central de materiais.

Fermiano reconheceu a extrema urgência da medida, ao decidir contemplar o hospital com esses valores ainda no atual exercício. "A Santa Casa e a Maternidade beneficiam toda a população de São Carlos e da região e, nesse sentido, precisam contar com o apoio incondicional do poder público e da comunidade para manter um atendimento de qualidade - notadamente dos serviços prestados para o convenio SUS - com melhorias tecnológicas, buscando sempre salvaguardar vidas". Segundo o presidente da Câmara, a liberação dos recursos de 2012 "será feita pelo Executivo que está ciente da necessidade e da urgência desse encaminhamento".

Em ofícios encaminhados ao Legislativo, o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior, ressaltou que Edson Fermiano "muito fez e faz para a saúde de nossa população", destacando a importância de contar com o apoio do parlamentar.  Em sua terceira gestão como presidente da Câmara Municipal de São Carlos o vereador seguidamente obteve economia de recursos, que foram direcionados para a saúde pública.

Morillas Júnior ponderou que "como todos os hospitais filantrópicos do país a Santa Casa trabalha com déficit financeiro, malgrado todo o esforço técnico e administrativo no sentido de buscar a otimização das receitas e a constante e obrigatória contenção de custos".

"Somos um dos raros hospitais filantrópicos do país que mantém em dia os recolhimentos dos impostos e tributos federais, estaduais e municipais, numa prova inequívoca do compromisso e parceria com a administração pública", acrescentou, depois de informar que quando diante de dificuldades financeiras e necessidade de ajuste, muitos hospitais de filantropia brasileiros tomam decisão diversa.

HOSPITAL DE REFERÊNCIA - A Santa Casa de São Carlos é entidade filantrópica fundada em 12 de abril de 1891.Atualmente possui 337 leitos sendo 20 de UTI adulto e 13 leitos de UTI Neo-natal e pediátrica e 210 leitos para tratamento clinico, pré e pós-operatório disponibilizados ao SUS. Conta com serviços ambulatoriais, diagnóstico por imagens, hemoterapia, radiodiagnóstico, ultrassonografia e serviços especializados em radioterapia, diálise, hemodiálise, ressonância magnética, tomografia, serviço de câmara hiperbárica, oncologia, quimioterapia, litotrepsia, unidade de coleta e transfusão de sangue. É ainda referência em cirurgia cardiovascular e procedimentos de cardiologia intervencionista, laboratório de eletrofisiologia, referência hospitalar em atendimento terciário à gestante alto risco, neurocirurgia I e II e UTI nível  II adulto, infantil e pediátrica..

A Santa Casa é hospital referenciado para uma população de seis municípios: São Carlos, Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Descalvado e Porto Ferreira abrangendo uma população de aproximadamente 355.884 habitantes. Em 28 de outubro de 1952 foi inaugurada a Maternidade Dona Francisca Cintra Silva da Santa Casa, com extensão de 2368 metros quadrados totalizando 56 leitos distribuídos em 34 SUS, 3 particulares e 19 Unimed.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias