quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Ecoponto do São Carlos VIII será reinaugurado sábado

07 Nov 2019 - 19h18
Ecoponto do São Carlos VIII será reinaugurado sábado - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, reinaugura neste sábado (9/11), às 9h, o Ecoponto do São Carlos VIII, localizado na rua Capitão Luiz Brandão, nº 1.847. Uma série de atividades para a comunidade vai marcar a reabertura da unidade. Vai ter plantio de árvores, atividades sobre reciclagem e a participação do Grupo Escoteiro São Carlos 251-SP com atividades específicas do movimento.

O local passou por uma reforma completa. Foi construída guarita, muro, refeito calçamento, baias, telhados, instalada nova iluminação externa, além da pintura interna e externa. A área coberta recebeu telhas de fibrocimento e está separada por baias executadas em alvenaria de blocos de material reciclado, pintadas por classe e tipo de resíduo que receberá. O piso foi revestido de material reciclado e também foram colocados no local recipientes plásticos, conhecidos como bombonas, de coleta seletiva (vidro, plástico, papel/papelão, metais).

Os ecopontos são áreas públicas para a captação de pequenas quantidades de entulho de pequenos geradores. As unidades recebem resíduos de construção civil, os resíduos de móveis, colchões, volumosos, poda de árvore e também, material da coleta seletiva. O descarte permitido e de no máximo um metro cúbico por munícipe.

O secretário de Serviços Públicos pede a compreensão da população para que não deposite nenhum tipo de material na redondeza e sim na unidade que foi reformada e está preparada para receber os resíduos.  “Estamos trabalhando para melhorar o serviço oferecido à população, mas para isso precisamos da colaboração de todos, inclusive denunciado quando presenciar alguém fazendo descarte irregular em terrenos baldios”, solicita Mariel Olmo.

O secretário lembra que a Prefeitura de São Carlos também contratou, via processo licitatório, outra empresa para controlar o acesso, fazer a triagem, classificação e destinação ambientalmente correta dos resíduos depositados nos ecopontos. “Para organizar a coleta de resíduos, todos os ecopontos passam a trabalhar com caçambas, uma para cada tipo de resíduo. São seis caçambas, retiradas em dias alternados”, finaliza Olmo lembrando que o investimento da Prefeitura para reformar os ecopontos foi de R$ 443.432,15.

O horário de funcionamento dos ecopontos também foi ampliado. Os locais estão abertos para o recebimento de resíduos de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 12h.

Leia Também

Últimas Notícias