Menu
quinta, 05 de dezembro de 2019
Cidade

Ecoponto do Paulistano será reinaugurado nesta quinta-feira

População deve ficar atenta para volume de material que pode ser descartado: 1m³

13 Nov 2019 - 19h23
Ecoponto do Paulistano será reinaugurado nesta quinta-feira -

Nesta quinta-feira (14/11), a Prefeitura de São Carlos realizará um ato simbólico para a entrega da reforma do Ecoponto do Jardim Paulistano, a partir das 9h. Durante a abertura, alunos do Projeto Guri farão uma apresentação musical e os presentes poderão conhecer a “Biblioteca da Dona Marta”.

O local passou por revitalização e está funcionando com uma empresa contratada para fazer o acesso, a triagem, classificação e destinação ambientalmente correta dos resíduos.

No ecoponto é possível descartar móveis velhos; pequenas quantidades de entulho, restos de construção; reciclagem, podas e galhos de árvores. O serviço é gratuito e deve ser utilizado pelos pequenos geradores que devem fazer a separação prévia dos resíduos gerados e a sua entrega, de acordo com as normas estabelecidas pela Prefeitura.

O volume máximo para descartar é de um metro cúbico de resíduos, o equivalente a uma caixa d´água de 1000 litros. Essa quantidade é estabelecida baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada por meio de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O descarte dos resíduos da construção civil é de responsabilidade do gerador, ou seja, de quem executa a obra. Para obras de médio e grande porte é necessário contratar uma empresa transportadora, onde o serviço é pago.

Outras competências e responsabilidades estão sendo discutidas na formatação do documento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos (PMGIRS), um instrumento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, no âmbito do município e deve contemplar ações específicas a serem desenvolvidas pelos órgãos da administração pública para proteção da saúde pública e da qualidade ambiental e, a não geração, redução, reutilização, reciclagem, e tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, contratou, via licitação, a FIPAI (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial) para a elaboração. O plano deverá ser entregue no início do ano.

São Carlos tem hoje, cinco ECOPONTOS em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h.

 

Confira os endereços:

São Carlos VIII - Rua Capitão Luiz Brandão, 1.847;

Jardim Paulistano - Rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120;

Jardim Ipanema - Rua Renato Talarico Lima Pereira, 299;  

Cidade Aracy - Avenida Arnoldo Almeida Pires, 1.507;

Jardim Medeiros - Rua Aristodemo Pelegrini, s/nº;

 

Denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas na ouvidoria pelo telefone 156.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias