quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Ecoponto do Ipanema foi reformado e já está em funcionamento

22 Nov 2019 - 19h06
Ecoponto do Ipanema foi reformado e já está em funcionamento -

Os moradores do Jardim Ipanema já não precisam mais se deslocar para fazer o descarte de resíduos. Desde sexta-feira, 22 de novembro, o Ecoponto do bairro já está funcionando com novo sistema de gestão, após passar por uma revitalização completa realizada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos.

Os ecopontos são áreas públicas para a captação de pequenas quantidades de entulho de pequenos geradores. As unidades recebem resíduos de construção civil, os resíduos de móveis, colchões, volumosos, poda de árvore e também, material da coleta seletiva. O descarte permitido é de até um metro cúbico por munícipe, ou seja, o volume que cabe num veículo utilitário pequeno.

“Contratamos uma empresa, via processo licitatório, que está gerenciando os ecopontos e outra para fazer a reforma desses locais. Hoje já temos 4 ecopontos com controle de acesso e orientação no descarte. Agora trabalhamos com caçambas, uma para cada tipo de resíduo. Cada ecoponto tem seis caçambas que são retiradas em dias alternados, além das baias. Já recuperamos os ecopontos do São Carlos VIII, do Paulistano, hoje entregamos do Ipanema e construímos um no Cidade Aracy. No dia 3 de dezembro vamos entregar o ecoponto do Jardim Medeiros”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo que pede a colaboração da população para fazer o descarte correto.

Para Denise Scatolini, chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde e que coordena o trabalho de combate a endemias, a reestruturação dos ecopontos é importantíssima para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. “Aqui vão ser depositados resíduos que ficariam nos quintais ou terrenos baldios e com isso diminui os número de criadouros do mosquito. A equipe de combate a endemias também orienta a população que existem locais específicos na cidade para o descarte desses materiais”.

O morador César Prado lembra do sufoco que os moradores passavam com os incêndios no ecoponto. “Só tenho que agradecer o pessoal dos serviços públicos que fez essa reforma e organizou tudo. Antes as pessoas jogavam muita coisa aqui do lado de fora do ecoponto e depois colocavam fogo, não respeitavam, mas agora com a reforma e com esse controle isso não vai mais acontecer”, aposta o morador.

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Deputado Vicente Botta, localizada a poucos metros do ecoponto, participaram do evento e conheceram como funciona a separação e destinação dos resíduos. Já os alunos do Cemear - Centro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas, projeto coordenado pela Secretaria de Educação no Jardim Gonzaga e que atende 700 crianças e jovens, com idade entre 7 a 15 anos, com as mais diversas atividades como ballet, cursos de informática, de inglês, de espanhol, de artes, zumba e hip hop, fizeram uma apresentação de dança para o público.

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h. Denúncias de descarte irregular de resíduos devem ser feitas na ouvidoria pelo telefone 156. Confira os endereços: São Carlos VIII - Rua Capitão Luiz Brandão, 1.847; Jardim Paulistano - Rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120; Jardim Ipanema - Rua Renato Talarico Lima Pereira, 299; Cidade Aracy - Avenida Arnoldo Almeida Pires, 1.507 e Jardim Medeiros - Rua Aristodemo Pelegrini, s/nº.

Participaram da reabertura do Ecoponto do Ipanema o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, os vereadores Edson Ferreira e Moisés Lazarine, os secretários Edson Ferraz (Esportes e Cultura), Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda), o diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, a equipe de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica, além de moradores do bairro.

Leia Também

Últimas Notícias