quarta, 24 de abril de 2024
Para ficar na história

Doces Flautistas lançam CD com músicas em ritmos variados

22 Nov 2019 - 06h57Por Marcos Escrivani
Doces Flautistas lançam CD com músicas em ritmos variados - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

O projeto Doces Flautistas lança no próximo dia 14 de dezembro no Cemac (antiga Oficina Cultura, na rua São Paulo esquina com a Geminiano Costa, no centro), o segundo CD do projeto, que é formado por alunos de famílias carentes. O evento começa às 19h30.

O primeiro trabalho do projeto, fundado pelo professor de Música, Matheus Augusto Ferreira foi em 2013 e este CD terá 15 faixas com um variado repertório, com músicas da MPB, rock (vários estilos) e até baião. Consta ainda participações especiais da Banda Onnix, Verônica Laveli e Black Limousine, parceiros do projeto.

“O principal motivo da elaboração do CD é registrar o que é feito ao longo de um período e fazer com que os alunos tenham uma boa recordação. Paralelamente é comercializar e levantar recursos para a continuidade do projeto”, disse Matheus.

O professor de Música informou ainda que para os alunos, a oportunidade de participar da elaboração de um CD faz com que tenham uma experiência nova. “Foram várias sessões e muito profissionalismo. Conheceram o processo da gravação. Momentos que não irão esquecer. Foi em um estúdio em uma chácara onde eles puderam ainda passar o dia com muita descontração”, afirmou.

Matheus disse ainda que todos os alunos irão ter o seu CD para guardar como recordação.

“FAZ DA MINHA VIDA”

Franciele Valbueno, 18 anos, residente no Cidade Aracy II é flautista no projeto. Há 9 anos. Portanto, uma das integrantes mais antigas.

Articulada e muito simpática, irá terminar em 2019 o Ensino Médio e pretende dar sequência nos estudos e cursar a universidade pública. “Quero fazer Engenharia de Produção. Mas sem abandonar a música. Ela faz parte da minha vida”.

Animada e ansiosa para o lançamento do CD, Fran (como é conhecida no Doces Flautistas) afirmou que será um momento que irá levar para toda a vida.

“Esta passagem que tenho a oportunidade de ter no projeto será a lembrança da minha infância e adolescência que fica comigo. Não foi tempo perdido. Pelo contrário, pois ajudou a me formar como pessoa, como cidadã. Tive esta oportunidade e sem ela, não sei o que eu teria sido. Não teria outra chance lá fora (na rua)”, disse a flautista.

CONTINUAR CANTANDO

Com apenas 8 anos e há um ano no Doces Flautistas, Rosana Cristina da Silva dos Santos faz parte do coral. Ingressou no projeto graças a prima Bianca e a irmã Jenifer.

“Eu gostava de cantar no banheiro, quando ia tomar banho”, disse, salientando que sua canção preferida é Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Tímida, mas talentosa, a pequena garante que se diverte durante os ensaios, salientando que no futuro quer estudar para ser médica. “Mas não pretendo parar de cantar, não”, antecipa.

DOCES FLAUTISTAS

Fundado em 2007, o projeto Doces Flautistas completou em 2019, 12 anos. O fundador é o professor de Música, Matheus Augusto Ferreira e as aulas acontecem na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Arthur Natalino Deriggi, no Cidade Aracy 2.

As aulas são gratuitas e acontecem às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados. Hoje 60 anos (de 8 a 18 anos) são beneficiados com aulas de flauta doce, percussão, violão, guitarra e coral.

O projeto realiza apresentações em São Carlos e cidades da região. Quatro professores e uma auxiliar administrativa integram o grupo voluntariamente.

“É um trabalho onde não visamos recursos financeiros. O nosso retorno é saber que estamos formando cidadãos e tirando jovens da ociosidade. Me orgulho em poder dizer que temos hoje duas universitárias que cursam Música na UFSCar e saíram do nosso projeto”, afirmou, salientando que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura auxilia o projeto. “Eles nos fornecem o espaço físico e transporte quando são feitas as apresentações”, finalizou Matheus.

Leia Também

Últimas Notícias