quinta, 25 de abril de 2024
Debate

Docentes de São Carlos discutem os Impactos da EC-95 nas universidades e institutos federais

09 Set 2018 - 08h34Por Redação
Docentes de São Carlos discutem os Impactos da EC-95 nas universidades e institutos federais - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Realiza-se no próximo dia 11 de setembro, a partir das 17h30, no Auditório da ADUFSCar – Sindicato, no Campus da UFSCar de São Carlos, a palestra subordinada ao tema “Impactos da EC-95 nas universidades e institutos federais”, que será apresentada pelo Prof. Gil Vicente Figueiredo, docente e diretor da ADUFSCar e do PROIFES-Federação.

Nessa apresentação, Gil Vicente irá destacar que a aprovação da Emenda Constitucional 95, combinada com a adoção, nas demais esferas (distrital, estadual e municipal), de providências análogas, produzirá, se não revertida em curto prazo, efeitos devastadores sobre setores públicos essenciais, como a saúde e a educação, daí resultando um prejuízo irreversível para a população brasileira, gerando-se, inclusive, a sucessiva desvalorização e a fragilização dos servidores nesses setores. Em sua palestra, o docente da UFSCar irá demonstrar e divulgar com clareza a dimensão do desastre que virá com a implantação dessas medidas.

Para Gil Vicente, se a aprovação da EC-95 vier a acontecer, estará criado o espaço para o aprofundamento da privatização da saúde e da educação – que devem ser bens públicos e não mercadorias. “É preciso que o conjunto dos trabalhadores brasileiros compreenda o que os atingirá: uma maior precarização do acesso a serviços públicos de saúde e de educação de qualidade e, portanto, a progressiva redução real indireta dos já parcos salários recebidos pelos que conseguem emprego. O resultado será o congelamento nominal de salários dos docentes, o fim das contratações e a redução drástica de verbas de investimento e de custeio, o que trará para o centro do debate, mais uma vez, a proposta de ensino superior público pago”, salienta o palestrante.

A entrada para este evento é gratuita e aberta a todos os interessados

 

Leia Também

Últimas Notícias