quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Docente da UFSCar participará de programa da Universidade de Harvard de formação em liderança

07 Set 2016 - 08h25Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

A professora Denise Martins de Abreu e Lima, da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está entre as 10 pessoas selecionadas para participar do programa "Distinguished Humphrey Leadership Award" de formação continuada em liderança, uma iniciativa da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Dentre os 10 selecionados, Lima será a única representante da América Latina a participar da iniciativa, que integra o programa de bolsas de estudo "Hubert H. Humphrey", do governo dos Estados Unidos.

Desde o seu ingresso na UFSCar, em 1994, Lima vem desempenhando papel de destaque em projetos pioneiros, tendo sido uma das fundadoras do curso de graduação e Letras e organizadora de seis edições do evento "Construir Pontes", projeto de extensão que buscava unir as pesquisas desenvolvidas nas áreas de Língua Inglesa e Linguística aplicada com a prática e a experiência dos professores em serviço nas escolas públicas. Devido à sua formação em tutoria virtual pela Harvard University Graduate School of Education, foi uma das primeiras docentes da UFSCar a acrescentar em suas disciplinas a mediação por ambientes virtuais de aprendizagem e, posteriormente, de 2006 a 2013, foi a coordenadora do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSCar, tendo sido também eleita por dois mandatos consecutivos como Presidente do Fórum de Coordenadores UAB junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atualmente, preside nacionalmente o programa Idiomas sem Fronteiras, do qual também foi uma das principais idealizadoras.

Seu protagonismo em todas essas ações levou à indicação, pela Embaixada dos Estados Unidos, de seu nome à participação do programa "Distinguished Humphrey Leadership Award". Dentre outras considerações, o comitê de seleção destacou como o Idiomas sem Fronteiras ultrapassou a missão inicial de contribuir para a melhoria da proficiência em línguas estrangeiras de candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras, transformando-se em um grande movimento linguístico e de internacionalização das universidades brasileiras.

A partir dessa seleção, o recebimento da distinção acontecerá nos Estados Unidos de 16 de setembro a 4 de outubro, incluindo uma semana de formação continuada na Harvard University Kennedy School of Government, seguida de visitas focadas, reuniões e acompanhamento de atividades de profissionais e instituições dos setores público e privado no âmbito da área de atuação da docente da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias