quinta, 28 de março de 2024
Prevenção

Diversas atividades marcaram a semana da SIPAT na Santa Casa

06 Dez 2019 - 17h12Por Da Assessoria de Imprensa
Diversas atividades marcaram a semana da SIPAT na Santa Casa - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) realizou, entre os dias 11 e 14 de Novembro, a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Santa Casa de São Carlos.

Neste ano, o tema “Funcionário de Confiança Prioriza Segurança” teve como objetivo proporcionar momentos de bem-estar aos colaboradores, além de alertar sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O evento contou com a participação de 336 participantes, distribuídos nos três períodos: manhã, tarde e noite. Durante as 10 palestras oferecidas, foram abordados temas do cotidiano familiar e profissional como: o Papel da Comunicação na Prevenção contra os Acidentes em Ambiente Hospitalar, Saúde do Homem, Inteligência Emocional, Reeducação Alimentar, entre outros assuntos. A palestra “Família, agressores da vida moderna”, ministrada pelo Juiz de Direito, Dr. Paulo Cesar Scanavez, foi a que atingiu o maior número de participantes e teve boa repercusão entre os presentes.

O juiz falou sobre a importância da estrutura familiar: “trouxe uma mensagem para que as pessoas desenvolvam nelas a consciência em termos do valor familiar. A família não depende do modo que ela se configura, ela é muito importante para o nosso desenvolvimento. Quando temos a felicidade de ter uma família, passamos a ser comprometidos com o bem, trabalho e estudo. O nosso desenvolvimento emocional e psicológico, então, passa a ser saudável, e vamos ter uma visão de mundo com mais inclusão”,  afirma Scanavez.

Além das palestras, diversas atividades paralelas foram distribuídas em locais de livre acesso aos colaboradores como: exposição com vendas de óculos, calçados e captação por aderência a planos odontológicos. Quick massage e maquiagem também abrilhantaram a semana.  

Para o Analista da Qualidade da Santa Casa e Presidente da CIPA, Antônio Marcos Rossi, é muito importante cuidar também do colaborador. “a SIPAT foi planejada durante o ano com intuito de alertar o colaborador sobre a importância da prevenção dos acidentes, além de oferecer um momento de integração e descontração entre as equipes. Organizamos um cronograma para que todos pudessem participar de maneira assídua às palestras. Pretendemos, para o próximo ano, aumentar o número de palestras. Quanto mais tivermos eventos que beneficiem o colaborador para sensibilizá-lo e conscientizá-lo pela segurança plena de todos, maior será o nível de excelência da Instituição em todos os aspectos.”, ressalta Marcos.

“A Santa Casa é uma organização de serviços. As pessoas são fundamentais para o nosso propósito de existir. A saúde física e mental é tema constante no hospital, afirma o Gerente de Recursos Humanos da Santa Casa, Samir Rodrigues.

De acordo com o Provedor da Santa Casa de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, a SIPAT é uma atenção especial que damos ao colaborador: “ o objetivo principal da semana é conscientizar sobre a prevenção de acidentes, pois hoje em dia o número de acidentes no país é cada vez maior. O evento apresentou um trabalho educativo aos nossos colaboradores. E, com certeza, os resultados vão chegar mais adiante com a redução dos acidentes de trabalho, inclusive ajudando no comportamento familiar e no ambiente de trabalho”, ressalta o Provedor.

Leia Também

Últimas Notícias