quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Ditinho renovará proposta para São Carlos criar “Casa Dia do Idoso”

06 Dez 2012 - 17h10
0 - 0 -

O vereador Ditinho Matheus (PMDB) informou que pretende reiterar na próxima gestão sua proposta para a implantação em São Carlos de uma "Casa Dia do Idoso", estabelecimento onde os familiares poderão deixar o idoso pela manhã , horário que saem para trabalhar e buscá-lo no final da tarde . Dessa forma o idoso ficaria em local seguro aos cuidados de pessoal especializado e voltaria ao convívio da família à noite. O local deverá contar com atividades de lazer e toda infraestrutura para receber pessoas carentes de uma faixa etária avançada que necessitam de cuidados.

Desde 2009 o vereador vem se dedicando a colher informações em cidades onde já existe o programa "Casa Dia do Idoso", como Rio Claro, Sorocaba, Praia Grande e outras, verificando  as condições necessárias para a implementação de projeto similar em São Carlos. Nesse sentido o vereador fez contato com vários formandos do curso de Gerontologia  da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também com o responsável pelo curso.

O vereador diz que não desistiu dessa proposta que encaminhou desde o inicio de 2009 à Prefeitura Municipal. O projeto também fez parte da sua plataforma de campanha de 2012. "É importantíssimo cuidarmos para que nossos idosos tenham um envelhecimento saudável e São Carlos não pode ficar para trás nessas questões; levarei essa ideia para o novo prefeito que, tenho certeza, abraçará com muita vontade e disposição essa nossa iniciativa", afirmou Ditinho.

O vereador foi autor da lei municipal que instituiu o PPA - Programa de Preparação para Aposentadoria -, que visa promover condições institucionais propícias ao planejamento para essa nova fase da vida dos trabalhadores, garantindo uma transição prazerosa. "Precisamos criar condições para que a terceira idade tenha um envelhecimento ativo", ressaltou. 

O perfil de idade da população brasileira vem apresentando significativas mudanças ao longo das últimas décadas. Se nos anos 60 e 70 éramos um país de jovens, no início do século 21 somos um país com 15 milhões de idosos e em 2020 este número deve superar a casa dos 30 milhões (13%do total). As razões para este "envelhecimento da população" são inúmeras, mas a principal é o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, hoje superior a 70 anos. "Entre os desafios apresentados para este novo perfil da sociedade brasileira está a questão da qualidade de vida desta parcela importante da população", afirma Ditinho

Leia Também

Últimas Notícias