sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Diretor do CCN-UFSCar participa de Seminário

Foram apresentados resultados do projeto selecionado em edital do MDS e CNPq

22 Ago 2015 - 08h03Por Redação
O diretor do CCN, Manoel Almeida destacou a importância da divulgação do projeto no evento. Foto: Divulgação - O diretor do CCN, Manoel Almeida destacou a importância da divulgação do projeto no evento. Foto: Divulgação -

O diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Campus Lagoa do Sino da UFSCar, Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, participou do Seminário de intercâmbio de pesquisas em políticas sociais, combate à fome e à miséria no Brasil, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. O evento foi organizado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e teve como objetivo fomentar a discussão técnica, a troca de experiência e conhecimento entre os pesquisadores e gestores das políticas de desenvolvimento social.

O diretor apresentou resultados do projeto "Efetividades e coesão social de políticas públicas e redes locais/território de segurança alimentar", projeto selecionado em edital lançado há dois anos pelo MDS e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo foram selecionados 37 projetos do Brasil e cinco em São Paulo. O projeto do CCN contou com a parceria do professor Luiz Fernando Oriani e Paulillo, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, do professor Francisco Louzada, da USP-São Carlos, do doutorando Alexandre Maiorano, além de alunos e pesquisadores do CCN.

O encontro foi uma oficina para apresentação e discussão de resultados que nortearão as políticas públicas de combate à fome em todo o Brasil. "Esse foi o primeiro projeto do campus Lagoa do Sino, que tem como concepção de campus os eixos Desenvolvimento Territorial, Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Agricultura Familiar, portanto, um intenso diálogo com o edital e projeto aprovado", explica Almeida.

Para a realização do projeto foi desenvolvido um conjunto de índices de efetividades de políticas públicas e de segurança alimentar para os agricultores familiares e beneficiários de programas, além de outros instrumentos avaliatórios. Foi realizada discussão com os atores-chave do território do entorno do Campus Lagoa do Sino da UFSCar por meio de fóruns participativos sobre o quadro de potencialidades, fraquezas, oportunidades e entraves do território referentes aos eixos da Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural e Gestão de Políticas Públicas. Também foram feitas interfaces com a equipe de Articulação Institucional da Equipe de Implementação do novo campus da UFSCar, coordenada pelo professor Paulillo, para nortear as ações de ensino, pesquisa e extensão no território Lagoa do Sino. Os índices propostos geraram publicações e foram intitulados de 'índices UFSCar'".

O diretor do CCN destaca a importância da divulgação do projeto no evento, ressaltando a construção de uma agenda de pesquisa nessa temática para o Campus e para a UFSCar. "O evento foi muito frutífero, pois vai propiciar um novo edital nessa área, um livro e ações de aprimoramento de políticas públicas de combate à fome no Brasil", conclui Almeida.

Leia Também

Últimas Notícias