quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Diretor Científico da Fapesp ministra palestra na UFSCar sobre os desafios para Ciência, Tecnologia e Inovação

19 Nov 2017 - 02h03Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Como parte da programação das comemorações dos 45 anos do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe no próximo dia 21 de novembro o Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique Brito Cruz, para ministrar a palestra "Desafios para Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo". O evento, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, tem início às 10h30, na Sala de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGCEM), no prédio do DEMa - área Norte do Campus São Carlos.

A apresentação parte do fato de que, no Estado de São Paulo, anualmente são aplicados por empresas e governo R$ 28 bilhões em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizadas por 73 mil pesquisadores. A maior parte desse dispêndio (60%) é feita por empresas, seguidas pelo Governo Estadual (22,7%) e Governo Federal (14,5%). Nesse contexto, há muitos exemplos relevantes de interação entre empresas e universidades e há também expressivos resultados em pesquisa básica com impacto mundial. O principal desafio que se coloca para o sistema de C&T de São Paulo é como aumentar cada vez mais os impactos científico, social e econômico da pesquisa realizada no Estado.

O PALESTRANTE

Brito Cruz é Professor Titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador visitante no Laboratório de Óptica Quântica da Universitá di Roma, no Laboratório de Pesquisa em Femtossegundo da Universitè Pierre et Marie Curie e pesquisador residente nos AT&T's Bell Laboratories em Holmdel, New Jersey. Na Unicamp, foi diretor do Instituto de Física de 1991 a 1994 e de 1998 a 2002; Pró-Reitor de Pesquisa de 1994 a 1998; e Reitor de 2002 a 2005. Foi presidente da Fapesp de 1996 a 2002. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Fellow da American Association for the Advancement of Science. Entre outras premiações, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil em 2000, o Prêmio Conrado Wessel de 2004 e a Ordem do Império Britânico em 2015. É Diretor Científico da Fapesp desde 2005.

Leia Também

Últimas Notícias