sexta, 19 de abril de 2024
Religião

Diocese de São Carlos celebra 3 anos com Dom Paulo Cezar

05 Ago 2019 - 15h49Por Redação
Diocese de São Carlos celebra 3 anos com Dom Paulo Cezar -

No dia 6 de agosto, às 19h acontecerá na Catedral de São Carlos Borromeu uma missa em ação de graças pelo 3º ano de Episcopado de Dom Paulo Cezar Costa como 7º Bispo da Centenária Diocese de São Carlos. Ainda nesta celebração serão instituídos os novos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística, do Vicariato São Carlos.

Nomeado pelo Santo Padre o Papa Francisco em 22 de junho de 2016 para esta Igreja Particular, Dom Paulo teve posse canônica em 06 de agosto de 2016.

GOVERNO EPISCOPAL

Dom Paulo Cezar está à frente de uma Igreja Particular com 111 anos, inserida em 29 municípios e 07 distritos e que conta com 166 padres diocesanos e 25 padres religiosos, 43 diáconos permanentes, 07 Diáconos transitórios 53 candidatos ao sacerdócio, sendo oito no Seminário Propedêutico, quinze no Seminário de Filosofia e trinta no Seminário de Teologia, com um grande rebanho sendo uma população de mais de 01 milhão e 200 mil pessoas.

O Bispo Diocesano vem trabalhando, de forma incansável, para construir uma Diocese próxima, acolhedora e acima de tudo, alicerçada nos princípios de uma Igreja em Saída e Missionária, iniciou seu governo à frente desta Igreja Particular visitando todas as comunidades paroquiais.

No primeiro ano de seu episcopado instalou o Tribunal Eclesiástico, criou os Vicariatos Episcopais (Em São Carlos; São Carlos Borromeu; Araraquara, São Bento; Jaú, Nossa Senhora do Patrocínio e Matão, Senhor Bom Jesus).

Ordenou novos Padres para a Diocese de São Carlos. Reinaugurou o Seminário Propedêutico. Foi o grande motivador para a realização da 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu as comunidades locais da Igreja Católica Apostólica Romana, incentivando a promoção de uma Igreja em Saída, com os “Eixos da Palavra e da Missão”.

Além de criar o Setor de Comunicação e Imprensa, Dom Paulo Cezar fez a fusão da Fundação São Domingos Sávio tornando a Rádio SDS FM 93,3 a emissora oficial da Diocese de São Carlos.

No dia 5 de dezembro de 2017, o Bispo Diocesano de São Carlos completou 50 anos de idade e ao lado de todo clero, familiares, amigos, autoridades e todos os fiéis, celebrou o seu Jubileu Sacerdotal marcando seus 25 anos de sua Ordenação Sacerdotal.

O Bispo Diocesano, como bom comunicador, criou em 2018 a Pastoral da Comunicação tornando assim uma diocese mais próxima que evangeliza e se comunica em unidade.

Atualmente Dom Paulo Cezar é membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sendo responsável pelo setor Universidades.

Unido ao seu clero e rebanho está reformando o Centro Diocesano de Pastoral e deverá inaugurar no dia 04 de novembro, Dia do Padroeiro São Carlos Borromeu o Museu Diocesano que irá contar com obras do grande pintor Benedito Calixto.

FORMAÇÃO

O Bispo Diocesano da centenária Diocese de São Carlos possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001).

Na área acadêmica, possui experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: Cristologia, Patrologia e Trindade.

NOVOS MINISTROS

Aos que passaram pela formação e não puderem estar na missa do dia 6 de agosto, outra data será programada.

Leia Também

Últimas Notícias