sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Dilma Rousseff entregará título a presidente da OPTO

Pesquisador-empreendedor receberá prêmio de “Comendador em Ciências Físicas” da presidente da República

19 Jan 2011 - 16h30
0 - 0 -

A presidente da República, Dilma Rousseff, fará, em abril deste ano, a entrega do título de “Comendador em Ciências Físicas” ao presidente da Opto Eletrônica, o pesquisador e empresário Jarbas Caiado de Castro Neto.  O prêmio foi concedido pela Ordem Nacional do Mérito Científico. A Ordem, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia.

“Na verdade, acho que a honraria é mais pelo trabalho que eu tenho feito tanto na USP (Universidade de São Paulo) quanto na Opto. Credito mais este título às duas instituições. Isso mostra a evolução científica e tecnológica da universidade e da empresa, sendo que ambas são cada vez mais importantes para o Brasil”, comenta ele. A empresa gera 400 empregos e é a única empresa  brasileira que produz lentes especiais e equipamentos oftalmológicos de alta tecnologia no Brasil.
Quanto à homenagem, Castro Neto ressalta o desenvolvimento tecnológico da empresa. “ A origem da Opto e a sua evolução resultam hoje nos melhores equipamentos do mundo. Cada vez mais estes produtos alcançam credibilidade internacional e cada vez conquista mais mercado em todo o planeta”, explica ele.
 O Decreto Presidencial que oficializa a admissão foi divulgado em 28 de dezembro de 2010 no Diário Oficial da União. A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão será feita em ato solene, presidido pela presidente da República ou pelo ministro da Ciência e Tecnologia.
O Decreto nº 4.115, de 6 de fevereiro de 2002, dispõe sobre a Ordem, cujo Grão-Mestre é o presidente da República e o Chanceler o ministro de Estado da Ciência e Tecnologia. A Ordem tem um Conselho composto pelo ministro da Ciência e Tecnologia e pelos ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia é o secretário-executivo da Ordem. A Academia Brasileira de Ciências é responsável pelas atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Insígnias  - As propostas de admissão ou promoção de personalidades no Quadro da Ordem ou de concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico (entregue a pessoas jurídicas na qualidade de empresas admitidas) podem ser apresentadas ao chanceler pelos membros do Conselho, pela Academia Brasileira de Ciências ou por qualquer autoridade ligada à área da Ciência e Tecnologia.

Todas as propostas devem ser justificadas e acompanhadas do curriculum vitae dos candidatos. A Ordem dispõe também de uma Comissão Técnica, constituída de nove personalidades do setor, incumbida de apreciar o mérito de cada proposta de nome para admissão ou promoção, bem como para a Medalha.

A folha

Leia Também

Últimas Notícias