quinta, 25 de abril de 2024
Produção coletiva e especializada

Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância será lançado em São Carlos

30 Jun 2018 - 13h21Por Redação
Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância será lançado em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No dia 12 de julho, será lançado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o "Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância", uma produção coletiva e especializada, resultado da articulação de múltiplos núcleos de pesquisa (brasileiros e estrangeiros) envolvidos com o campo de estudos e pesquisas sobre educação a distância e educação e tecnologias. Epistemologia, tecnologias digitais, cultura digital e conhecimento também são algumas outras temáticas contempladas.

"Os verbetes selecionados para o Dicionário são termos e expressões recorrentes, identificados por meio de revisão de literatura e validados por pares", explica Daniel Mill, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e organizador do livro. "A composição desse Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre educação e tecnologias. A sistematização desse conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto de saberes, no contexto da Educação em sua relação com a cultura digital", diz o organizador.

O Dicionário é destinado a pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, representantes do poder público e curiosos que se interessem pelas principais nuances da relação entre a educação e as tecnologias de modo geral e, particularmente, no âmbito da educação a distância. "Entendemos que esse Dicionário atenderá aos interesses de todos aqueles que pensam e fazem educação presencial ou a distância, que se preocupam com a qualidade do ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento, envolvendo o uso de tecnologias, sejam elas antigas ou emergentes", destaca Mill.

EVENTO

O lançamento do "Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância", publicado pela Editora Papirus, será no dia 12 de julho, às 18h, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O evento integra a programação do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED:2018). Interessados podem adquirir o livro pelo site www.grupohorizonte.ufscar.br, onde também há mais detalhes sobre a publicação. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail do Grupo Horizonte (grupohorizonte@ead.ufscar.br), grupo de estudos e pesquisas da UFSCar sobre inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens, que também participa da elaboração do Dicionário.

Leia Também

Últimas Notícias