sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes é marcado em São Carlos

24 Set 2012 - 19h32
0 - 0 -

Na última sexta-feira (21) foi o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, data marcada em São Carlos por uma programação especial.

Com o apoio de ONG’s e associações locais, as pessoas portadoras de deficiência puderam conferir uma exposição de quadros em Braile, realizada no saguão do Paço Municipal.

Durante a tarde os interessados, portadores de deficiência e alunos da rede pública visitaram o Espaço Braille. No local as crianças se encantaram pelos objetos táteis, voltados para deficientes visuais, e ainda puderam andar de cadeiras de rodas e usar vendas, o que simula a vida de um portador de deficiência. Foram expostos ainda mecanismos que permitem a escrita em Braile, livros e ainda saches com temperos, que estimularam as pessoas que estavam vendadas a instigar seu olfato. Os alunos estiveram acompanhados de monitores. Também foram disponibilizadas diversas sessões de filmes do Cine Sentidos.
 
DATA - Dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, que foi originado de um encontro de entidades nacionais. A data foi instituída em Encontro Nacional, em 1982, com a presença de entidades nacionais dedicadas aos direitos da pessoa deficiente. Foi escolhido o mês de setembro por conta da primavera e pelo dia da árvore, a fim de representar o nascimento de reivindicações quanto à cidadania e participação plena na sociedade. Todos os anos essa data é resgatada, servindo de reflexão a fim de divulgar as constantes lutas por inclusão social.

Leia Também

Últimas Notícias