quinta, 28 de março de 2024
Conscientizar a população

Dia Mundial do Rim será celebrado em São Carlos com ações preventivas

12 Mar 2019 - 13h10Por Redação
Dia Mundial do Rim será celebrado em São Carlos com ações preventivas -

Na próxima quinta-feira, 14, será celebrado o Dia Mundial do Rim, idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia com o objetivo de reduzir os impactos das doenças renais em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Nefrologia organiza a campanha nacional que, neste ano, tem como tema "Saúde dos rins para todos", e, São Carlos, pela primeira vez, participa dessa ação mundial de prevenção, com atividades coordenadas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em uma lesão que leva à perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em alguns casos de disfunção renal leve, os pacientes podem ter uma evolução progressiva assintomática, o que dificulta o diagnóstico. A detecção precoce da doença e condutas terapêuticas apropriadas para o retardamento de sua progressão podem reduzir o sofrimento das pessoas afetadas. E, nesse sentido, a capacitação e atenção dos profissionais de saúde são fundamentais.

Para Amélia Trindade, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar que está coordenando as ações em São Carlos, "a insuficiência renal crônica é considerada uma epidemia e a grande maioria dos pacientes renais crônicos, se tivesse recebido a orientação correta, não padeceria da doença".

De acordo com a docente, um dos principais focos da campanha é a orientação aos profissionais de saúde. Nesse contexto, alunos do curso de Medicina da UFSCar, residentes de Pediatria da Santa Casa, e uma voluntária, estudante do curso de Biomedicina da Unicep, distribuirão panfletos informativos em diversos locais: Ambulatório de Especialidades da Santa Casa; Unidade Saúde Escola (USE) e Hospital Universitário (HU) da UFSCar; e Clínica de Fisioterapia Exclusive, parceira da campanha. "O intuito da ação é divulgar as medidas de prevenção da DRC entre os usuários, mas principalmente aos funcionários e alunos em formação que circulam nesses espaços", relata Trindade.

A organização da atividade também conta com o apoio dos médicos Daniela Rizzo (nefrologista pediatra) e Fabrizio Albertini (nefrologista clínico) que atuam em São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias