sábado, 20 de abril de 2024
Agropecuária

Dia de Campo em São Carlos apresenta ILP para diversificação de produção e renda

26 Jun 2019 - 12h37Por Redação
Dia de Campo em São Carlos apresenta ILP para diversificação de produção e renda - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Cerca de 100 pessoas já estão inscritas para o dia de campo, que ocorre no Sítio Universitário Unicep, em São Carlos, a partir das 8h. A promoção é da Embrapa Pecuária Sudeste e Unicep (Centro Universitário Central Paulista).

Os participantes vão passar por três estações. Na primeira, serão apresentados conceitos e fundamentos de sistemas integrados pelos pesquisadores Alberto Bernardi e José Ricardo Pezzopane. O histórico da Unidade Demonstrativa do sítio universitário será relatado pelo administrador operacional Rodrigo Rodrigues na segunda estação. A produção de silagem com qualidade será tratada na terceira estação pelo pesquisador André Pedroso.

Para Hélio Omote, coordenador do evento, o objetivo é levar informações técnicas sobre sistemas de integração e demonstrar na prática o funcionamento e os benefícios desses modelos para estimular sua adoção na região. A inscrição é gratuita.

INTEGRAÇÃO

Modelos que utilizam a integração lavoura-pecuária são alternativas viáveis para diversificar a atividade agropecuária e a renda.

Esses sistemas reúnem na mesma área produção agrícola e pecuária. Os benefícios da implantação da integração são vários. Além de diversificar a produção e melhorar a renda do pecuarista, a ILP tem grande potencial para recuperar áreas degradadas, desenvolver pastagens com melhor qualidade, aumentar a eficiência na utilização dos recursos naturais, otimizar o uso de máquinas, equipamentos e mão de obra e diminuir riscos financeiros.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

A Embrapa Pecuária Sudeste, desde 2015, tem um programa de capacitação continuada de técnicos em sistemas integrados.

O treinamento tem duração de dois anos e busca transferir tecnologias e aumentar a área de adoção desses modelos de produção. A estratégia é o intercâmbio de conhecimentos entre produtor, técnico e pesquisadores.

Os técnicos participantes recebem informações teóricas, participam de atividades práticas e têm orientação para a implantação de sistemas integrados em propriedade rural.

Leia Também

Últimas Notícias