quinta, 25 de abril de 2024
Saúde pública

“Dia D” de multivacinação será realizado em 20 agosto

09 Ago 2022 - 15h53Por Redação
“Dia D” de multivacinação será realizado em 20 agosto - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, comunica que realizará no sábado (20/08), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022.

A Campanha começou na última segunda-feira (08/08) em todo país e a meta é vacinar pelo menos 95% crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Além da Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada) e da Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada), estão disponíveis para as crianças as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Já os adolescentes podem receber doses da Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

“A atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. As vacinas contribuem para uma drástica redução da mortalidade infantil no país e para a eliminação de doenças como a varíola, rubéola, poliomielite”, frisa Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, lembrando que todas essas vacinas ficam disponíveis durante o ano todo nas unidades de saúde.

De segunda a sexta-feira as vacinas são aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) e nas unidades de saúde da família (USF’s), das 8h às 16h. 
No “Dia D”, sábado, dia 20 de agosto, todas as unidades de saúde também estarão abertas, porém das 8h às 17h.

Leia Também

Últimas Notícias