quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Dia "D" da vacina contra a gripe contará com postos volantes

25 Abr 2014 - 21h46
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (26), o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2014. O dia estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) como reforço da Campanha Nacional Contra a Gripe, contará com postos volantes espalhados pela cidade. Podem receber a dose da vacina, crianças de 6 meses à 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, profissionais de área de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A Campanha Nacional acontece até o dia 9 de maio. Neste sábado, a vacina estará disponível nos postos instalados na Praça do Mercado, Calçadão, Poupatempo, Shopping Iguatemi, Igreja Santo Antônio e Associação dos Funcionários Públicos.

De acordo com a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, a cidade está seguindo o cronograma estabelecido pelo MS. “Para este sábado, considerado o dia D da campanha, elaboramos um plano de imunização e vamos contar com os postos que vão levar a vacina até o público com total qualidade e eficiência. A Secretaria Municipal de Saúde está seguindo as determinações da campanha e garantindo a prevenção e complicações das doenças respiratórias.”

Neste ano, a vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em São Carlos, a previsão é que 63.257 de doses sejam aplicadas, em todo o país, a previsão é de 53,5 milhões de doses. Apóiam a campanha, alunos do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), ETEC Centro Paulo Souza e alunos do curso de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Contra indicação

A vacina contra a gripe não é indicada para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação.

 

Horário de campanha no dia D, nos postos volantes:

Mercado Municipal – das 08h00 às 12h00

Calçadão – das 08h00 às 12h00

Poupatempo - das 08h00 às 12h00

Shopping Iguatemi – das 10h00 às 16h00

Igreja Santo Antônio - das 08h00 às 16h00

Associação dos Funcionários Públicos - das 08h00 às 16h00

A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família depende do fim da greve dos servidores municipais.

Leia Também

Últimas Notícias