quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Desafio de Inovação e Empreendedorismo reúne cerca de 100 participantes em São Carlos

Iniciativa visa transformar pesquisas acadêmicas em soluções para problemas da sociedade

29 Nov 2017 - 15h39Por Redação
Foto: Tatiane Liberato - Foto: Tatiane Liberato -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou no dia 22 de novembro o primeiro encontro presencial do Desafio de Inovação e Empreendedorismo, que está sendo promovido pela Agência de Inovação (AIn) da Universidade até o primeiro semestre de 2018. Além dos participantes inscritos no Desafio, o evento foi aberto ao público e recebeu estudantes, docentes e técnico-administrativos da própria UFSCar, além de profissionais das mais diversas áreas, em um importante momento de interação e troca de experiências. Na ocasião, cada equipe participante elaborou a primeira versão do seu modelo de negócios. O encontro aconteceu no Teatro Universitário Florestan Fernandes e, em seguida, a Biblioteca Comunitária (BCo) foi palco do "Canvathon" - uma maratona de Canvas.

O Desafio UFSCar foi lançado oficialmente no último mês de outubro e seu principal objetivo é incentivar os participantes a levarem à sociedade os avanços tecnológicos resultantes de estudos e pesquisas, prevendo a capacitação da comunidade acadêmica e estimulando o surgimento de projetos inovadores com mecanismos para apoio e viabilização, além de ações para difusão da cultura da inovação e do empreendedorismo. A iniciativa, que está em sua segunda fase - submissão de modelo de negócios simplificado -, terá premiação em duas categorias: "Startup" e "Licenciamento".

De acordo com o analista de Transferência de Tecnologia da Agência, Pedro Zavitoski, a principal motivação do Desafio é, justamente, disseminar a cultura do empreendedorismo e capacitar pessoas, das mais diversas áreas e níveis acadêmicos da UFSCar, para a preparação de modelos de negócios, auxiliando nas maneiras de se pensar a abertura de empresas e a inserção de ideias e projetos inovadores na sociedade. "Na universidade, a gente aprende a desenvolver tecnologias, mas não a inseri-las no mercado", afirmou Zavitoski. É essa lacuna que o Desafio quer preencher.

A fase atual de elaboração de modelo de negócios simplificado conta com a participação de 90 equipes e cerca de 250 participantes. A partir da entrega do Canvas, as equipes receberão feedbacks de profissionais do mercado. No início de 2018, haverá uma fase de aceleração através de plataforma online, com treinamentos e capacitação a distância - em 12 semanas - e, a partir de março, os participantes elaborarão um plano de negócios detalhado. As 10 equipes finalistas chegarão ao desenvolvimento de marcas e ações voltadas para o mercado, que serão apresentadas a possíveis investidores.

Segundo a analista de projetos da Agência, Adriana Spinola, independente do resultado oficial sobre os vencedores do Desafio, a prioridade da Agência de Inovação da UFSCar é possibilitar que todos os participantes desenvolvam planos de negócios que levem as tecnologias da academia para a sociedade. "Não adianta o conhecimento estar dentro da universidade, na cabeça de bons pesquisadores; é preciso beneficiar a sociedade como um todo", defende Spinola, que complementa: "Mais importante do que ter um vencedor ou plano com destaque é o engajamento dessas equipes em se capacitar para desenvolver excelentes planos de negócios. Já serão vencedores aqueles que conseguirem empreender e levar suas ideias para o mercado".

Para Ariane Sbrice, aluna da UFSCar e participante do Desafio, além da importante troca de conhecimento e contato com outros empreendedores, o evento incentiva a realização de sonhos de diversas pessoas que aspiram empreender, criar produtos e, principalmente, abrir seu próprio negócio. "Além disso, o Desafio está permitindo que a gente identifique necessidades da sociedade e verifique como o nosso conhecimento pode contribuir para melhorar a vida das pessoas", destaca a estudante.

Todas as informações sobre as próximas etapas do Desafio estão no site https://inovaufscar.wixsite.com/desafioufscar e no Facebook (www.facebook.com/desafioufscar). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail desafio@fai.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9040.

Leia Também

Últimas Notícias