(16) 99963-6036
quinta, 15 de maio de 2025
Imunização

Departamento de Vigilância em Saúde se reúne com diretores para discutir vacinação nas escolas

Iniciativa tem como objetivo principal atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes com até 15 anos

09 Mai 2025 - 13h48Por Assessoria de Imprensa
Campanha visa ampliar a cobertura vacinal, reduzir a incidência de doenças, combater a desinformação e reforçar a importância da imunização - Crédito: DivulgaçãoCampanha visa ampliar a cobertura vacinal, reduzir a incidência de doenças, combater a desinformação e reforçar a importância da imunização - Crédito: Divulgação

As diretoras de Vigilância em Saúde, Denise Martins e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Viviane Cavalcante, se reuniram na última quinta-feira, 8, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com os diretores das 62 escolas da rede municipal de ensino para apresentar a nova estratégia conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação para a vacinação de estudantes.

A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola e tem como objetivo principal atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha visa ampliar a cobertura vacinal, reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis, combater a desinformação sobre vacinas e reforçar a importância da imunização como ferramenta de saúde pública.

Denise Martins explicou que, inicialmente, será feita a checagem das cadernetas de vacinação dos estudantes. “A partir dessa verificação, daremos início à imunização daqueles que estiverem com doses em atraso ou dentro do prazo para nova aplicação. Os responsáveis serão convocados a levar os estudantes, em um sábado ainda neste mês de maio, a uma unidade de saúde específica, onde a vacinação será realizada por profissionais da área. Em São Carlos, optamos por esse modelo para não comprometer o tempo de aula dos alunos”, destacou a diretora. Ela ressaltou ainda que ações como essa são essenciais para que o Brasil recupere seu protagonismo como referência mundial em vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou a importância do engajamento das escolas no processo. “As escolas são espaços fundamentais de conscientização. Precisamos utilizá-las para informar, esclarecer dúvidas e, quando necessário, também para realizar a vacinação. Nosso foco é fortalecer a campanha e garantir que todos os estudantes tenham acesso às vacinas que protegem contra doenças graves”, afirmou.

As vacinas serão aplicadas conforme a faixa etária recomendada e incluirão os imunizantes contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV (Papilomavírus Humano). A aplicação das doses dependerá da autorização prévia dos pais ou responsáveis.

Leia Também

Últimas Notícias