terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Departamento de Educação da UFSCar celebra seus 30 anos

15 Nov 2017 - 05h46Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

O Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está completando três décadas de atividades em ensino, pesquisa e extensão e, para celebrar a data, realizará evento comemorativo no próximo dia 23 de novembro, no Auditório Bento Prado Junior, na área Norte do Campus São Carlos, a partir das 9 horas. Inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de novembro, no site do DEd (www.ded.ufscar.br), onde também está disponível a programação do evento.

No dia do seminário em comemoração aos 30 anos do DEd, a programação será iniciada com mesa de abertura e apresentação cultural e, em seguida, às 9h30, haverá mesa-redonda com os ex-professores do Departamento Benjamin Mattiazzi, Bruno Pucci, Ester Buffa e Paolo Nosella. Na parte da tarde, o debate será com os professores titulares do DEd, Amarílio Ferreira Junior, Antônio Álvaro Soares Zuin, João dos Reis Silva Junior e Marisa Bittar. Em seguida, será lançado e-book comemorativo. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas.

HISTÓRICO

A portaria que criou o DEd foi assinada em 6 de novembro de 1987, em um momento de reestruturação departamental do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), ao qual o Departamento está vinculado. De dois grandes e heterogêneos departamentos - de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação (DFCFE) e de Tecnologia Educacional (DTE) -, o Centro passou a contar com os departamentos de Metodologia de Ensino (DME), de Psicologia (DPsi), de Ciências Sociais (DCSo), de Letras (DL) e de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC), além do DEd. Hoje, já são 10 os departamentos vinculados ao CECH.

Desde a sua criação, as atividades acadêmicas no DEd sempre tiveram ênfase na formação de professores aptos a ensinar em todas as esferas da Educação Básica, com trabalho prioritariamente nas licenciaturas e na formação de gestores escolares. Esse trabalho está estruturado em três áreas: Fundamentos da Educação (História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação); Políticas Educacionais; e Gestão da Educação. A atuação do Departamento estende-se também ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), com a pesquisa acadêmica e a formação de docentes para o Ensino Superior e pesquisadores na área de Educação.

Leia Também

Últimas Notícias