sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Departamento de Computação da UFSCar completa 40 anos

20 Jun 2012 - 16h00

Ensinar computação em um período em que ninguém possuía computador em casa era o cenário dos anos 70 e um dos desafios do então Departamento de Computação e Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), criado em 1972.

Em 2012, o atual Departamento de Computação (DC) completa 40 anos de existência. E para comemorar, o DC organiza nesta quinta-feira, dia 21/6, às 17 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, uma cerimônia de abertura dos diversos eventos que acontecerão durante o ano todo. Na ocasião haverá o lançamento da revista "Editoria Comemorativa do DC", além de homenagens a ex-professores e ex-funcionários, pessoas que ajudaram a construir o DC. "A revista retrata a atuação do DC em ensino pesquisa e extensão, e também conta a história do departamento nesses 40 anos, fazendo um paralelo à evolução tecnológica", explica Roberto Ferrari Júnior, docente e chefe do DC.

Outro fato marcante apontado por Ferrari foi que, no início dos anos 80, começava a era dos microcomputadores, "mas não tínhamos recursos nem facilidades para importação de equipamentos". A solução para conseguir ensinar foi construir seus próprios microcomputadores. "O computador foi batizado de Processador de Ensino (ProEn)", lembra Ferrari.

Criado em 24 de julho de 1972, o então Departamento de Computação e Estatística foi dividido, em 1986, entre computação e estatística, surgindo, assim, os dois departamentos com a denominação atual. Em 1974 foi criado o curso de Processamento de Dados, extinto em 1984. Em 1975, foi criado o bacharelado em Ciência da Computação; e em 1992, o de Engenharia da Computação. Em 2007 surge o bacharelado em Sistemas de Informação (modalidade a distância); em 1988 o mestrado em Ciência da Computação e, em 2009, o doutorado. Nestas quatro décadas, o DC teve por objetivo habilitar e colocar anualmente no mercado de trabalho centenas de profissionais que atuam em empresas e em Instituições de Ensino Superior, firmando-se no cenário nacional e internacional como um centro de pesquisa atuante. "Em 40 anos a evolução tecnológica foi impressionante e o Departamento de Computação teve que se adaptar às novas tecnologias à cada dia", comenta Ferrari.

O DC passou por vários desafios. "Nenhum dos primeiros professores possuía graduação em Computação, pois não existiam profissionais formados nesta área. Os cursos de computação estavam apenas começando", relembra o docente. Ferrari lembra também que outro grande desafio dos primeiros professores foi se adaptar à uma nova área de atuação. "Se adaptar à incrível evolução tecnológica, à titulação dos professores, à consolidação das pesquisas e à criação do doutorado também foram outros desafios".

Durante este ano, o DC realizará diversos eventos acadêmicos como a Semana da Computação e o Dia de Java, em agosto; o Seminário Empresarial, em setembro, mostrando as pesquisas do Departamento ao setor empresarial; e um grande encontro de alunos e ex-alunos do DC, em outubro. "Criar um curso de computação há 40 anos atrás foi pioneirismo com boa dose de ousadia. Parabéns à UFSCar, parabéns ao Departamento de Computação e muito obrigado a todos que ajudaram a construir o que somos hoje", finaliza Ferrari.

Mais informações sobre os eventos comemorativos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8232.

Leia Também

Últimas Notícias