sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Dengue: mutirão cidade limpa mobiliza a cidade neste sábado

17 Fev 2011 - 17h10

A 9ª edição do Mutirão Cidade Limpa, ação preventiva da Prefeitura contra a dengue, estará neste sábado (19), na Vila Carmem, a partir das 9h, em frente à igreja São Nicolau de Flue, com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, dos secretários e servidores municipais que percorrerão as principais ruas do bairro. Esta edição do Mutirão Cidade Limpa teve início em novembro do ano passado na Vila São José e se estenderá, nesta etapa do ano, por todos os bairros da cidade até o próximo mês.

O prefeito Oswaldo Barba vai coordenar as equipes na ação educativa contra a dengue distribuindo folhetos educativos sobre a doença e explicando as formas de prevenção nos pontos comerciais da Vila Carmen. O prefeito enfatiza que “é necessário somar esforços, contar com a ajuda da população para se envolver na remoção e limpeza de objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue”.

Histórico
A 9ª edição do Mutirão Cidade Limpa já visitou mais de 37 mil imóveis. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em trabalho coordenado pela Vigilância Epidemiológica, até o último dia 7 de fevereiro os agentes de combate a endemias percorreram 1.913 quadras e visitaram 37.950 imóveis. O trabalho já retirou 231 mil quilos de material (113 caminhões) que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue ou proliferar a criação de animais peçonhentos. Em 2011, São Carlos registrou 6 casos importados de dengue e nenhum autóctone.

Os casos importados foram de um morador da área rural que contraiu a doença em viagem para Descalvado (SP), uma moradora do Residencial Damha I que viajou para Ubatuba (SP), um morador do bairro Santa Felícia,  que viajou para Ibiassuce (BA), morador do Jardim Paulistano, que viajou para Vitória (ES), do Jardim Beatriz, em viagem para Paranaíba (MS), e o caso de uma moradora do Jockey Clube que viajou para Pedras de Maria da Cruz (MG).

Como funciona o Mutirão
O trabalho das equipes é realizado preventivamente durante todo o ano e intensificado no período de verão (calor intenso) e o período das chuvas (novembro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. Neste ano a Prefeitura contratou o apoio de 4 caminhões e 24 funcionários que se somam aos 33 agentes de combate a endemias que são servidores efetivos.

Leia Também

Últimas Notícias