sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Deficientes contarão com Cartão Mais Acesso

22 Jun 2016 - 21h43
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realiza nesta quinta-feira (23), a partir das 14 horas no auditório do Paço Municipal, o lançamento oficial do Cartão Mais Acesso.

Instituído por meio da lei municipal 17.825/16, o cartão servirá como instrumento comprobatório da condição de deficiência do seu titular, para que ele possa usufruir de direitos garantidos por lei na cidade, simplificando o acesso da pessoa com deficiência em locais públicos e privados.

Para ter direito ao cartão acessibilidade a pessoa com deficiência deve residir na cidade, ter laudo médico emitido com o cadastro internacional de doenças atestando a deficiência, que não exceda 120 dias da data da emissão do laudo.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida ficará responsável pela emissão dos cartões, que não terão custo algum para o deficiente. Os interessados na emissão do cartão deverão comparecer à nova sede secretaria, a ser inaugurada no próximo dia 28 na Rua Thomás Antonio Gonzaga, 120 no Parque Arnold Shimidt, próximo à portaria da USP.

De acordo com a secretária da pasta, Tamy Aline Sato, os cartões também poderão ser solicitados por meio do portal da prefeitura, com sistema de agendamento. "Nosso objetivo é facilitar a vida da pessoa com deficiência, seja na entrada de um cinema ou em um campo de futebol, evitando constrangimentos. É mais uma conquista para São Carlos, tendo em vista que as cidades que já implantaram o cartão tem resultados positivos".

A estimativa é que 2.500 cartões "Mais Acesso" sejam emitidos somente neste ano de 2016. O programa também permitirá estabelecer ações, convênios e parcerias com demais órgãos públicos e entidades de direito público e privado. Os cartões terão validade por 2 anos para as pessoas com deficiência temporárias e 4 para as com deficiências permanentes.

 

Leia Também

Últimas Notícias