quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Defesa Civil alerta para baixos índices de umidade relativa do ar em São Carlos

18 Abr 2016 - 20h03
0 - 0 -

A Defesa Civil de São Carlos mantém monitoramento diário dos níveis de umidade relativa do ar na cidade. Neste fim de semana os equipamentos chegaram a índices preocupantes. No sábado (16), o índice ficou em 31% e no domingo (17), em 30%. "Seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana,  passamos a adotar uma escala psicrométrica que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção, alerta e emergência", explica o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero. O diretor explica ainda que a Defesa Civil quando observados índices inferiores a 30%, decreta estados de criticidade de baixa umidade relativa do ar, levando em conta os níveis de atenção, alerta e emergência.

Caballero esclarece como foi elaborada a Escala psicrométrica - classificação dos estados de criticidade:

Entre 21 e 30% - Estado de Atenção

Cuidados a serem tomados:

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;

- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;

- Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

- Cuidados a serem tomados:

- Observar as recomendações do estado de atenção;

- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

- Evitar aglomerações em ambientes fechados;

- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de Emergência

- Cuidados a serem tomados:

- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;

- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;

- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

 

A umidade relativa do ar significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. "A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas", destaca Caballero.

Ele explica que a umidade fica mais alta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, e também quando a temperatura diminui e tem formação de orvalho.

"Há ainda os problemas decorrentes da baixa umidade do ar, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas", finaliza Caballero.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias