terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Debate sobre “Utilização da fotografia como forma de conhecimento” abre o 1º Festival de Fotografia São Carlos

13 Set 2019 - 19h28
Debate sobre “Utilização da fotografia como forma de conhecimento” abre o 1º Festival de Fotografia São Carlos -

Um debate entre os professores Marinho G. Andrade, Maria Aparecida de Moraes Silva e Matheus Mazini Ramos mediado pelo jornalista e fotógrafo André Luís Ferreira - Cidade Fotográfica abriu na noite da última quinta-feira (12/9), o 1º Festival de Fotografia São Carlos que tem como tema: “O que é conhecimento? – O papel da fotografia na difusão da cultura e da ciência”.

O Festival foi realizado no auditório “Profº Wilson Wady Cury”, localizado na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda com a participação de fotógrafos profissionais, amadores, servidores e a sociedade acadêmica.

Durante o debate discutiu-se a utilização da fotografia como forma de conhecimento, educação, perspectivas e caminhos da fotografia digital, divulgação e utilização de imagens, impactos, armazenamento de dados e divulgação nas redes sociais.

O professor Matheus Mazini Ramos ressaltou que a importância do Festival é disseminar a fotografia. “São Carlos é uma cidade fotográfica, onde podemos identificar vários grupos de fotografia e esse Festival contempla esses profissionais que fazem parte desses grupos, além do aspecto de se discutir a fotografia em viés diferente, não pensar a fotografia apenas como registro, mas com relação à estatística, antropologia e as artes, porque você muda a materialidade da fotografia”, destacou.

Já o professor Marinho G. Andrade, explica que “festivais como esse aglutina os diferentes pensamentos, a realização é duplamente importante porque a fotografia tem importante papel do ponto de vista cultural, artístico, da educação, uma importância ímpar”, disse.

A professora Maria Aparecida de Moraes Silva disse ter ficado surpresa com a realização do festival “não imaginava que fosse tão bom, uma iniciativa excelente, porque não só houve a oportunidade de um debate com pessoas de diferentes áreas, mas também a possibilidade da convergência com os diferentes temas tratados”.

O jornalista e fotógrafo André Luís Ferreira - Cidade Fotográfica classificou a abertura do Festival como “uma noite interessante para a fotografia porque trouxemos pessoas de diversas áreas que entendem a fotografia, discutimos a fotografia em aspectos além do que pensamos o que é o entretenimento e como será feita a preservação das memórias, o que é a memória fotográfica, o que faremos no futuro e como teremos acesso a essas informações. Uma discussão que envolve o fotógrafo que usa o celular, mas também o acadêmico que está preocupado com o estudo e a reserva dos dados e informações futuras a se ter acesso”.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda Walcinyr Bragatto destacou a felicidade de poder contar com a participação dos fotógrafos e dos palestrantes que compuseram a dinâmica do debate. “Poder realizar esse primeiro festival de fotografia dentro do nosso programa de festivais turísticos, é extremamente positivo porque estamos recolocando São Carlos como uma cidade realizadora de festivais, feitos com iniciativa da Prefeitura em parcerias importantes e também os festivais que são realizados por outras iniciativas que temos muita satisfação de estar apoiando. São Carlos volta a ser a cidade dos festivais”, ressaltou Bragatto.

A Programação do 1º Festival de Fotografia São Carlos segue neste sábado (14/9), a partir das 15h, na Fundação Pró-Memória – Praça Antônio Prado, s/nº, no Centro, com a palestra “Fotografia Digital” com o professor Thales Trigo. Já às 17h a palestra será “Técnicas para captura de Fotografias de Esporte e Ação” com André Luís Ferreira e a presença do ciclista Marcelo Florentino Soares (Mixirica), além da visitação da exposição de fotos: Fotografia de Esporte e Ação eventos que também acontecem na Fundação Pró-Memória.

 

Leia Também

Últimas Notícias