Menu
quinta, 29 de julho de 2021
Cidade

De comerciante em São Carlos a bombeiro em Portugal

Cleiton Michel Silvestre busca novos ares no Velho Continente e não descarta fixar residência no país europeu

14 Jun 2021 - 06h45Por Marcos Escrivani
Cleiton em uma de suas atividades em Lisboa: bombeiro há um ano - Crédito: DivulgaçãoCleiton em uma de suas atividades em Lisboa: bombeiro há um ano - Crédito: Divulgação
Cleiton Silvestre saiu de São Carlos para se tornar bombeiro em Portugal

Natural de Francisco Alves (Paraná), Cleiton Michel Silvestre, 39 anos, se considera são-carlense de coração, cidade que sua família escolheu fincar raízes quando tinha apenas 6 anos. Por 30 anos morou em nossa cidade, sendo que 20 deles no Jardim Paulistano e outros 10, no Cidade Aracy.

Neste meio tempo a família dedicou-se ao ramo comercial, tendo uma casa de salgados. Porém, com a crise econômica que atingiu o país, foi se aventurar no Velho Continente e há dois anos e quatro meses reside sozinho em Lisboa (Portugal), onde trabalha como motorista de aplicativo e também bombeiro.

Via WhatsApp, o São Carlos Agora entrevistou Cleiton na tarde de sábado, 12, oportunidade em que relatou detalhes sobre as suas iniciativas. Garante sentir saudade da família, de São Carlos, mas não descarta a possibilidade de continuar a residir no país europeu.

CRISE E PARTIDA

Cleiton disse que tinha uma vida tranquila com seus familiares e trabalhava em São Carlos aproximadamente 12 horas por dia para garantir o sucesso do empreendimento comercial. “Dava para sobreviver com tranquilidade. Mas a gente lutava para que isso ocorresse”.

Em 2018 devido ao agravamento da crise econômica no país e vendo a queda no movimento, optou por fazer paralelamente um curso de bombeiro civil e buscar um trabalho em uma empresa e ter uma profissão diferente. Chegou a ser salva-vidas no Clube Faber e sentia dificuldades em arrumar trabalho. E o movimento fraco no comércio, aumentava a sua preocupação.

Foi quando teve a iniciativa de tentar a vida no exterior. Inicialmente, teve o visto negado em seu passaporte para ter acesso aos Estados Unidos. “Foi quando decidir ir para a Europa, mesmo sem conhecer ninguém. Arrisquei e confesso que foi uma aventura”, reconheceu.

Cleiton inicialmente foi para a Espanha por onde passou por várias dificuldades financeiras e pessoais. “Não conseguia nem me manter. Mas não desisti. Fiz amizades em Portugal e acabei em Lisboa. Tive mais facilidade para conseguir trabalho e me estabelecer. Foi quando passei inicialmente a ser motorista de aplicativo e posteriormente, bombeiro. Na época fiz uma prova e fui aprovado. Há um anos presto serviços de combate a incêndio, acidentes, salvamentos”, salientou, afirmando que busca uma qualidade de vida melhor. “Financeiramente é igual ao que eu conquistava em São Carlos. Mas aqui há muito mais segurança, educação. A gente se sente muito bem”.

198733150_3017563975141552_5479405428355221272_nBombeiros fazem exercícios na unidade onde Cleiton trabalha. (foto Redes Sociais)

SAUDADE... DESEJO DE FICAR

Indagado se pretende permanecer em Lisboa ou retornar para São Carlos, Cleiton se mostrou um tanto quando confuso. “Sinto saudade da minha família. Tenho um filho que mora em São Carlos. Vim para Portugal e comecei do zero e sinto vontade de trazer meu filho, pois moro sozinho”, contou.

Porém ele disse que às vezes não sente vontade em retornar. “O que posso assegurar é que quem passa a morar em Portugal com a família, não sente vontade de retornar para o Brasil”.

PANDEMIA

Com relação a pandemia da Covid-19, Cleiton relatou que Portugal está com a doença controlada, com a população sendo vacinada e com números baixos de mortes e contaminações.

Para ele, o motivo é simples. “A gente acompanha as notícias e vê que no Brasil boa parte da população não respeita nada e a política se mistura com a ciência. Em Portugal e em toda a Europa a maioria da população respeita decretos e leis e 99% das restrições são cumpridas à risca. Por isso que a situação aqui está bem diferente”, enfatizou.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias