quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Dé Alvim pede saneamento básico para Assentamento Comunidade Nova São Carlos

26 Ago 2011 - 11h07

O vereador Dé Alvim (PT) apresentou na Câmara Municipal moção de apelo à Prefeitura a fim de que realize ações junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para a regularização da documentação oficial e viabilização de obras de infraestrutura de saneamento básico no Assentamento Comunidade Nova São Carlos.

Segundo o vereador, lideranças e moradores do local solicitaram a ele ações junto ao Governo Municipal para que, juntamente com o INCRA, seja possível realizar obras de infraestrutura de saneamento básico (água e esgoto) no Assentamento, que conta com 81 famílias cadastradas em situação de risco de saúde.

Não é a primeira vez que Dé apresenta moção de apelo manifestando-se ao INCRA a fim de que se realizem melhorias básicas no local. "Nenhuma resposta foi encaminhada e os problemas naquele Assentamento só se avolumam, como se o INCRA ignorasse a sua existência", afirma.

O parlamentar considera o que já foi realizado no Assentamento Santa Helena, na estrada do 29, onde o INCRA, a Prefeitura Municipal e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), juntamente com um mutirão formado pelos próprios assentados, viabilizaram uma obra de infraestrutura com a instalação de mais de 1.200 metros de canos para distribuição de água. A obra possibilitará que todas as casas do Assentamento Santa Helena recebam água potável.

Dé Alvim ressalta que o governo municipal tem realizado inúmeros investimentos e benfeitorias na qualidade de vida dos assentados, "o que de fato contribui não só para o desenvolvimento de São Carlos como também para o fortalecimento do projeto nacional de Reforma Agrária, que deve ser feita dentro das regras da Lei e do pressuposto da responsabilidade fiscal, com o orçamento disponível", porém, para o vereador, não é justo que o Município arque sozinho com obrigações que são da alçada do INCRA.

Leia Também

Últimas Notícias