Menu
terça, 11 de maio de 2021
Credenciada

Curso Técnico em Enfermagem da Santa Casa é aprovado pela Secretaria Estadual de Educação

Os candidatos podem se inscrever a partir de maio. As aulas começam em agosto e o curso tem duração de dois anos

22 Abr 2021 - 17h34Por Redação
Supervisoras da Diretoria de Ensino de São Carlos em visita ao Centro de Simulação Realística do IEP - Crédito: DivulgaçãoSupervisoras da Diretoria de Ensino de São Carlos em visita ao Centro de Simulação Realística do IEP - Crédito: Divulgação

O Curso Técnico de Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa foi aprovado pela Secretaria Estadual de Educação. O credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 9 de abril. É o primeiro hospital filantrópico do interior de São Paulo a conseguir uma certificação como essa, o que comprova que a Instituição atende todas as exigências necessárias para capacitar os alunos.

O gerente do IEP, André Mascaro, explica que, com a aprovação do curso, a Santa Casa passa a formar seus próprios profissionais. “Essa certificação vem para marcar a nova fase do Instituto de Ensino e Pesquisa. Os alunos vão poder estudar e praticar o que é aprendido em aula, já com a cultura da própria Santa Casa. Isso contribui, inclusive, para formação de profissionais especializados, cada vez mais escassos no mercado, em função da pandemia”, comenta.

O credenciamento foi concedido depois de uma visita técnica das Supervisoras da Diretoria de Ensino de São Carlos, Regina Helena Moraes e Dora Schiavone, que avaliaram a estrutura do local onde o curso será oferecido.

“Estruturalmente, o local é perfeito. Tanto o laboratório como as salas de aulas atendem aos requisitos. O que mais me chamou a atenção, é o diferencial com relação à formação de quem está à frente dessa escola. Todos são mestres, doutores e especialistas. São pessoas que já trabalham com educação. A proposta pedagógica do curso, o envolvimento da teoria e da prática, para o desenvolvimento de atitudes e valores, são excelentes”, afirma a Supervisora de Ensino, Regina Helena Moraes.

O CURSO

O Curso Técnico de Enfermagem tem duração de dois anos e começa em agosto. Serão oferecidas 30 vagas. Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. As inscrições para o Vestibulinho começam em maio.

“Ter esse curso na própria Instituição é extremamente importante, para que a gente consiga formar técnicos de enfermagem de acordo com a nossa realidade. Devido à pandemia, encontrar profissionais de saúde qualificados tem sido uma tarefa cada vez mais árdua. E quando o hospital consegue contratar, muitas vezes, esses profissionais chegam com déficit de formação”, explica a coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Chris Tibes.

Para o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a aprovação do Curso Técnico de Enfermagem, é mais um passo importante na consolidação da vocação do hospital para o Ensino e Pesquisa. “É com muita alegria que recebemos a notícia do credenciamento desse curso. Temos investido em promover programas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde. Além de fazer com que a Santa Casa se torne uma referência em Ensino, o nosso objetivo é também melhorar a assistência aos pacientes. Acreditamos que educação e saúde caminham juntas”, ressalta.

CURSOS OFERECIDOS NO IEP

Além do Curso Técnico de Enfermagem, o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa já oferece 7 Programas de Residência Médica (Anestesiologia, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria); 1 Programa de Residência Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia); Internato médico hospitalar para 3 Universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), além de abrigar estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias