quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Curso Promotoras Legais Populares capacita 42 mulheres

24 Mar 2011 - 18h44
0 - 0 -

O curso de Promotoras Legais Populares capacitou 42 mulheres de São Carlos. Oferecido pela Prefeitura de São Carlos, através da Divisão de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com o apoio da OAB e parceria da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, este curso orientou mulheres sobre questões do cotidiano como violações de direitos, ameaças, violência contra a mulher, entre outros, para que elas sejam multiplicadoras destas informações no ambiente em que vivem.

Nesta quarta-feira (23) foi realizada a formatura deste curso no ICIB (Instituto Cultural Ítalo Brasileiro). A solenidade contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social Rose Mendes, da vereadora Laíde Simões, do juiz da 2ª Vara Cível, Paulo César Scanavez, da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mirlene Simões Severo, além de familiares e amigos das participantes.

De acordo com o prefeito Barba, esta formatura é tão importante ou até mais que um curso de graduação. “Depois de tudo que foi aprendido, eu tenho certeza que a vida das alunas-promotoras não será mais a mesma. Elas serão referências no bairro onde moram e o papel da promotora é exatamente esse: divulgar e orientar sobre os direitos das mulheres”.

Segundo a chefe de Divisão de Política para as Mulheres, Raquel Auxiliadora, o curso apresentou resultados muito positivos. “Foi um curso de fortes emoções: nós rimos e choramos, como resultado de um trabalho intenso”.

A vereadora Laíde Simões, que é a única parlamentar mulher na atual legislatura na cidade, parabenizou todas as mulheres que concluíram o curso, incentivando-as sobre os futuros desafios. “O curso de Promotoras Legais oferece um conhecimento para que estas mulheres possam oferecer uma resposta consistente às diferentes situações. É longo o caminho daqueles que lutam pela justiça, mas o encerramento deste curso é um passo adiante”.

formatura-promotaras-legais-064-siteHomenageado
O juiz da 2ª Vara Cível, Paulo César Scanavez que ministrou durante o curso os temas: “Direito Civil e da consumidora” e “Direito Civil, Direito de família e Sucessões” foi o professor homenageado da formatura. Durante a solenidade, ele afirmou que os princípios sociais são simples e de fácil compreensão. “É com o ser humano que a gente aprende. Hoje as promotoras estão mais sabidas, sabem mais sobre seus direitos e os deveres de seus maridos e o trabalho futuro destas promotoras será aliviar tensões sociais”.

Perfil das participantes

A aluna Eliane Aparecida Campanha Araújo foi a oradora da formatura. Este primeiro curso de Promotoras Legais Populares reuniu mulheres de diferentes idades (de 16 à 60 anos), com diferentes ocupações como donas de casa, professoras universitárias, funcionárias públicas, entre outras que aprenderam juntas o valor da diversidade entre as mulheres.

Leia Também

Últimas Notícias