sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Curso pré-vestibular da UFSCar recebe inscrições no processo seletivo

16 Mai 2013 - 09h44

Até o dia 9 de junho, o Curso Pré Vestibular da UFSCar recebe inscrições no processo seletivo de alunos regulares do curso extensivo com um ou dois anos de duração. A seleção é composta por avaliação socioeconômica com caráter eliminatório e prova de habilidades e conceitos básicos. Todos os candidatos participam das duas etapas do processo, mas apenas serão consideradas as notas da prova de habilidades básicas dos participantes que forem aprovados na avaliação socioeconômica. A ausência em qualquer das etapas implicará exclusão do candidato na seleção. Os procedimentos de avaliação devem ser conferidos no Manual do Candidato, disponivel no site do Curso.

A avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório. Serão considerados aprovados na avaliação socioeconômica 70% do total de candidatos inscritos. Os demais serão divididos em dois grupos: o intermediário, que estarão sujeitos à disponibilidade de vagas, e a parcela de pessoas com condições socioeconômicas, que não compõe o público-alvo do curso e por isso estão excluídos do processo. A coordenação do Curso direciona as aulas a pessoas cujas condições socioeconômicas implicam histórico de exclusão social e, principalmente, dificuldade de acesso a universidades públicas.

O Curso Pré-vestibular da UFSCar existe desde 1999 e tem como objetivo democratizar o acesso ao Ensino Superior público. Sem fins lucrativos e nenhum tipo de financiamento externo, governamental ou por empresas privadas, o curso é mantido com apoio da UFSCar. Parte das despesas, principalmente o pagamento de bolsas aos professores e monitores, que são alunos da universidade, é realizada com o dinheiro da mensalidade. Assim, o valor mensal para as turmas 2013/2014 será de R$ 60. No entanto, aqueles alunos aprovados na avaliação socioeconômica terão um  desconto de 50%, pagando o valor de R$ 30. Os estudantes aprovados que compõe o grupo intermediário pagam mensalidade no valor integral.

As aulas estão previstas para começar no dia 5 de agosto. Em 2013, o Curso Pré Vestibular da UFSCar inicia um novo calendário de atividades. As aulas começam em agosto e vão até julho do ano seguinte. Também há a turma com aulas distribuídas ao longo de dois anos. Serão oferecidos o conteúdo do ensino médio e um curso intensivo, com revisão de todo o conteúdo entre os meses de agosto a outubro. São oferecidas 150 vagas para a turma de 1 ano e 60 vagas para o curso com duração de dois anos, todos no período noturno.

As inscrições ocorrerão de 13 de maio a 9 de junho, pela internet, em www.cursinho.ufscar.br. Interessados com dificuldades de acesso à internet poderão realizar suas inscrições no Núcleo de Extensão UFSCar Escola, localizado na área Sul da UFSCar, nos dias 18 e 25 de maio e 8 de junho, das 10 às 16 horas. Não haverá a seleção realizada no final do ano, como ocorria até o ano de 2012. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Processo Seletivo, no site do Cursinho ou pelos telefones (16) 3351-8433 e 3351-8906.


Leia Também

Últimas Notícias