sábado, 20 de abril de 2024
Meio Ambiente

Curso para professores sobre conservação do Cerrado recebe inscrições

15 Mai 2019 - 09h03Por Divulgação
Curso para professores sobre conservação do Cerrado recebe inscrições - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Estão abertas, até o dia 17 de maio, as inscrições para o curso de extensão "Cerrado à vista", promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Diretoria de Ensino de São Carlos. A oferta é destinada a professores de todas as áreas do conhecimento da rede pública estadual de São Carlos e região. O curso é gratuito e certificado pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo; a participação dos professores contará para sua progressão funcional.

O objetivo do curso é promover a conservação do Cerrado, sua fauna e flora. "Daremos ênfase especial a aves migratórias que vêm da América do Norte e que permanecem no Cerrado, na América do Sul, como por exemplo o maçarico solitário, gavião papa-gafanhoto, falcão peregrino e a andorinha de bando. Identificamos no Cerrado da UFSCar e na região pelo menos sete espécies migratórias, mas há muito mais que isso", relata a professora da UFSCar Silvia Nassif del Lama, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade. Ela coordena o projeto de extensão "Aves migratórias no Cerrado: comunicação e educação", que engloba o curso "Cerrado à vista". Temas como os povos que habitaram o Cerrado antes da colonização e os impactos que o bioma tem sofrido também serão abordados. Além disso, o curso dará treinamento em três ferramentas que podem colaborar com o processo de ensino: aprendizagem cooperativa, contação de histórias e teatro.

A formação tem carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, e será ministrada em nove encontros presenciais, às quartas-feiras (três ainda neste semestre e seis no segundo segundo semestre), das 18h30 às 22 horas, na sede da Diretoria de Ensino, em São Carlos. O primeiro encontro acontece no dia 22 de maio.

Além do curso, o projeto de extensão inclui um programa na Rádio UFSCar - "Próxima parada: Cerrado" - e a edição de dois livros infantis a serem publicados pela Editora da Universidade (EdUFSCar), todos em fase de produção. O projeto é gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional (FAI/UFSCar) e financiado pela US Fish and Wildlife Service.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet, por meio do formulário online disponível em https://bit.ly/2vWrZXR. São ofertadas 40 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. Dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenadora do curso, Caroline Fieker, doutora em Ecologia pela UFSCar, pelo e-mail carolfieker@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias