Menu
sexta, 17 de setembro de 2021
Cidade

Curso de Turismo da UFSCar fica em primeiro lugar no Enade 2009

25 Fev 2011 - 13h23

O curso de Turismo do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi avaliado como o melhor do País no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009. O Exame é aplicado aos alunos que estão ingressando e concluindo os cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas universidades, centros universitários e faculdades. A partir do Enade, são elaborados os principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Os alunos do curso da UFSCar foram submetidos à avaliação de desempenho no primeiro ano do curso (2006) e no último (2009).

Eles fazem parte da primeira turma do curso e obtiveram o primeiro lugar, tendo como parâmetro outros cursos de Turismo do Brasil, incluindo faculdades particulares e públicas.

A coordenadora do curso de Turismo Telma Darn comemorou o primeiro lugar no ranking. "É muito gratificante termos o nosso trabalho reconhecido. Essa conquista foi obtida graças a um trabalho em conjunto e ao empenho do corpo docente e dos alunos", destacou. Segundo a coordenadora, o curso tem como princípio formar profissionais preparados para atuar nas diversas áreas do setor, capazes de identificar o potencial turístico de uma área, bem como desenvolver e gerenciar projetos turísticos, com o diferencial de uma sólida formação voltada ao planejamento e organização.

A importância dessa mão de obra qualificada é notada pela procura do curso. A cada ano cresce o número de candidatos por vaga. Em 2006 foram 6,73 candidatos por vaga e, em 2011, foi registrado o número de 31,25 candidatos por vaga, fazendo do curso de Turismo o terceiro mais concorrido do campus Sorocaba da UFSCar. O curso oferece 40 vagas (Bacharelado) em período integral e tem a duração de 8 semestres.

A atuação dos alunos do curso não fica restrita às salas de aula. Foi o curso de Turismo que formou a primeira Empresa Júnior do campus Sorocaba, a "Turismo Práxis Júnior", tendo como premissa proporcionar a seus membros as condições necessárias à aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação profissional.

Para mais informações sobre o curso de Turismo do campus Sorocaba, acesse www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/?curso=26. O resultado completo do Enade 2009 está disponível em www.inep.gov.br/superior/enade.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias