Menu
quarta, 04 de agosto de 2021
Cidade

Curso de mestrado profissional em matemática gratuito é oferecido na UFSCar

11 Out 2011 - 10h52

As inscrições para o processo seletivo no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da turma 2012 estão abertas até o dia 26 de outubro. O curso é semipresencial, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, da qual a UFSCar faz parte no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os interessados devem se inscrever pelo site www.profmat-sbm.org.br.

Para o campus São Carlos da UFSCar serão oferecidas 20 vagas para 2012. Os inscritos farão o Exame Nacional, versando sobre um programa de conteúdo matemático do ensino básico. O Exame consiste em uma única prova que será realizada no dia 26 de novembro na UFSCar, em local a ser definido. Mais informações podem ser obtidas no edital. A Comissão Acadêmica Nacional tornará públicas no site do PROFMAT, no prazo máximo de seis semanas após a realização do Exame, as listas dos candidatos classificados em cada polo.

Os alunos classificados que sejam professores de escola pública poderão solicitar
bolsas de estudos da CAPES (R$ 1.200 por mês). Neste ano, 37 alunos no polo UFSCar estão recebendo a bolsa e, para 2012, serão oferecidas mais 20.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação gratuito, reconhecido pelo MEC/CAPES que visa atender professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, em todo o território nacional, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente.

O curso de mestrado profissional tem dois anos e visa estimular a melhoria do ensino de matemática em todos os níveis. As aulas presenciais acontecerão aos sábados, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

A prioridade é para professores de escola pública, mas também são oferecidas vagas para os demais candidatos. Neste ano a rede do PROFMAT foi ampliada, agora são cerca de 1.500 vagas oferecidas em mais de 65 polos em todos os Estados e no Distrito Federal. Mais informações sobre a inscrição e o processo seletivo podem ser acessadas no edital do curso ou no site do PROFMAT.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias