quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Curso de Jornalismo Científico para a comunidade acadêmica acontece nos meses de maio e junho

23 Abr 2013 - 10h17

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar informa que entre os dias 22/4 e 5/5 estão abertas as inscrições para o I Curso de Jornalismo Científico.

Esta primeira edição propõe capacitação e treinamento visando uma atuação especializada em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia. A proposta faz parte das comemorações dos 25 anos da CCS e justifica-se diante do grande desafio que é, atualmente, ampliar a visibilidade da pesquisa desenvolvida no Brasil nos meios de Comunicação e, com isso, estimular a disponibilização de informações para os cidadãos, uma melhor compreensão da ciência e uma participação cidadã nos espaços de decisão sobre aquilo que envolve relações com a ciência e tecnologia.

Dividido em cinco módulos (epistemologia; mídias, linguagens e prática do jornalismo científico; temas centrais da ciência contemporânea; modos de organização e financiamento dos sistemas de pesquisa no Brasil e no exterior; e ética da ciência), o curso conta com as docentes Alice Helena Campos Pierson e Ana Silvia Couto de Abreu, ambas do Departamento de Metodologia de Ensino (DME); Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo, do Departamento de Ciências Fisiológias (DCF); e Mariana Pezzo, assessora de imprensa da Reitoria da UFSCar.

Os encontros presenciais serão ministrados no período de 10 de maio a 22 de junho, sendo às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), e aos sábados, das 8 horas às 10 horas e das 10h20 às 12h20, na sala 197 do AT9. Ambos os locais são na área Norte do campus São Carlos. Serão disponibilizadas 30 vagas, com prioridade para servidores, colaboradores e estagiários da CCS, Rádio UFSCar, LAbI, SEaD, FAI, estudantes de cursos de graduação ou pós-graduação das áreas de comunicação social, linguística ou letras, e jornalistas atuantes em meios de comunicação da cidade de São Carlos e região. Interessados devem preencher a ficha de inscrição até a data estipulada. A CCS pede que o público prioritário realize sua inscrição o quanto antes para a distribuição de vagas remanescentes. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8480.

Leia Também

Últimas Notícias