sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Curso de Construção de Brinquedos Artesanais está com vagas abertas

25 Mar 2011 - 11h23

Com o objetivo de retomar a história dos brinquedos tradicionais feitos em madeira, a Fundação Pró-Memória de São Carlos está fornecendo 20 vagas para o curso de "Construção de Brinquedos Artesanais".

No curso será possível aprender a construir brinquedos tradicionais de madeira, reinventando, aprimorando e até mesmo dando um outro designer a esse objeto, trazendo ao aprendiz conhecimentos técnicos de um bom marceneiro.

O curso irá estimular os participantes a pesquisar a existência de brinquedos antigos e dar uma nova interface a eles, aproveitando o que ele tinha de melhor e reproduzi-lo com características mais peculiares.

Segundo o professor de marcenaria, Gustavo César Ribeiro, o curso de Construção de Brinquedos Artesanais também possui técnicas de marchetaria. "Utilizar pequenos pedaços de madeira de espécies diferentes, como reaproveitamento, você consegue produzir peças de várias tonalidades, texturas e características diferentes, que darão à sua peça um designer mais elaborado", destaca.

O projeto proporciona aos alunos uma abertura para o desenvolvimento dos brinquedos. "Os alunos irão desenvolver pião, caminhão, bonecos articulados, cavalinhos de balanço, entre muitos outros, partindo das ideias do que eles querem desenvolver", declara Ribeiro.

Ao todo estão disponíveis 20 vagas, sendo 10 para o turno da manhã e 10 para o turno da tarde, ambos com carga horária de dez horas semanais. O curso vai até o dia 30 de junho.

As aulas acontecem de terça e quinta, das 10 às 12h e das 16 às 18h, na marcenaria da Estação Cultura. A idade mínima exigida é de 14 anos.

Os interessados devem comparecer à Fundação Pró-Memória, antiga Estação FEPASA, na Praça Antônio Prado, s/nº, no bairro Vila Prado. Para mais informações (16) 3373-27-00.

Leia Também

Últimas Notícias