sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Curso de capacitação de merendeiras municipais inicia nesta quinta

07 Fev 2012 - 21h16
0 - 0 -

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, a Prefeitura de São Carlos irá capacitar merendeiras que atuam na rede municipal. O curso, cujo tema geral é "2012, o ano da Segurança Alimentar", acontece nesses dois dias, das 8 às 12h, e é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

De acordo com a diretora de Abastecimento da secretaria, Thearlene Botelho, a capacitação é muito importante para a manutenção da qualidade da merenda escolar e a participação de todas é fundamental. Ao todo são cerca de 300 merendeiras que atuam na rede municipal. O curso será oferecido no auditório Fábio Salles Meirelles, localizado no pavilhão São Carlos Exposhow. 

Nesta quinta-feira (9), a capacitação é voltada para merendeiras que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) e creches conveniadas, das 8 às 12h. Já as profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Básico (Emeb) e projetos conveniados receberão treinamento nesta sexta-feira (10), também das 8 às 12h.

Entre os temas que serão abordados durante o curso, está o Programa de Segurança Alimentar executado pela Secretaria e quais atividades serão desenvolvidas pela divisão competente nessa área. Tal tema necessita do respaldo da Resolução nº 38 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), de 2009. Com base nessa resolução, entre outras atribuições que cabem aos municípios, no mínimo 30% dos produtos utilizados na merenda escolar devem ser obtidos diretamente da agricultura familiar, beneficiando os agricultores em sua grande maioria oriundos de assentamentos. Em escolas municipais e estaduais de São Carlos são servidas cerca de 63 mil refeições a aproximadamente 44 mil alunos, que recebem até cinco refeições diárias.

A diretora de Abastecimento destaca ainda que as merendeiras terão acesso ao novo cardápio da merenda que será utilizado em 2012 na rede escolar, cardápios extras para  festividades diversas, um receituário padrão, manual de boas práticas e segurança alimentar. Também estão sendo inseridos novos alimentos na merenda e o quanto isso é importante para a alimentação e, consequentemente, ao rendimento escolar das crianças.

"Além disso, trataremos de alguns casos específicos encontrados em crianças da rede, como alunos que possuem patologias trato-gastrodisgestivas que requerem de dietas especiais. Quais os procedimentos, as soluções, etc.", destaca a diretora.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/5-curso-merendeiras_site_s300.gifDietas especiais, o controle da temperatura e do estoque também são tópicos importantes para a manutenção da qualidade da merenda servida em São Carlos e que serão abordados durante os dois dias de capacitação.

Agricultura Familiar - Grande parte dos alimentos da merenda escolar servida em São Carlos é adquirida de agricultores familiares cadastrados nos programas Compra Direta Local (PAA - Programa de Aquisição de Alimentos) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A maioria desses agricultores familiares é oriunda de assentamentos da reforma agrária e não tinham como comercializar seus produtos. Hoje o cenário é outro. Com esta iniciativa, a Prefeitura gera empregos e renda para os agricultores e também oferece produtos frescos e de excelente qualidade para a merenda escolar. Durante a administração do prefeito Oswaldo Barba, São Carlos ganhou destaque na área: durante dois anos consecutivos conquistou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

Leia Também

Últimas Notícias