quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Cursinho da UFSCar recebe inscrições em processo seletivo para turma 2013

15 Out 2012 - 11h48

O curso pré-vestibular da UFSCar recebe inscrições de 16 a 22 de outubro em seu processo seletivo para as turmas de 2013. A seleção acontece por meio da inscrição, análise sócio-econômica e prova de habilidades básicas. Para a seleção o candidato deve ser aprovado nas três fases, de forma a cumprir sobretudo os requisitos sócio-econômicos, uma vez que o Cursinho da UFSCar é voltado a jovens que não tenham condições de custear cursinhos da rede particular.

O cursinho tem como objetivos, principalmente, propiciar melhores condições de acesso e permanência no Ensino Superior público a jovens e adultos provenientes das camadas populares do município de São Carlos e região, e contribuir para a melhoria das condições de permanência bem sucedida na universidade dos egressos do curso, que forem aprovados nos vestibulares, por meio do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos instrumentalizantes relativos a códigos, linguagens e tecnologias, que também podem favorecer sua inserção no mercado de trabalho.

Atualmente são oferecidas duas modalidades de aulas. No curso com duração de um ano, os alunos terão todo o conteúdo do Ensino Médio, e da modalidade de dois anos, serão apresentadas aulas complementares que auxiliam no desenvolvimento de habilidades como leitura e interpretação de diferentes  tipos de textos, análise crítica e reflexiva, argumentação sobre assuntos relacionados a política, ciência, saúde e à sociedade de maneira geral, além de servirem de base para compreensão dos conteúdos do Ensino Médio. Esse modelo é indicado para pessoas que estão há algum tempo longe da escola e/ou que imaginam que não tiveram um bom aproveitamento do Ensino Médio. As disciplinas do primeiro ano são Matemática, Construções geométricas, Oficina de matemática, Instrumentos e Linguagem das Ciências, Ciência, Formação Política, Cultura e Sociedade, Saúde e Sociedade, Ambiente e Sociedade, Temas Literários, Produção de Texto, Africanidades e Língua Inglesa.

As inscrições devem ser feitas no Núcleo de extensão UFSCar-Escola, localizado na área Sul do campus São Carlos, de segunda a sexta das 18h30 às 22 horas e sábado e domingo das 9 às 17 horas. O candidato deve apresentar originais de RG, comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, de R$20.

Mais informações podem ser obtidas na página do cursinho, em www2.ufscar.br/comunidade/cursinhoprevestibular.php, onde encontra-se o edital do processo seletivo, ou pelo telefone (16) 3351-8433.

Leia Também

Últimas Notícias