quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Crianças e adolescentes dão aula sobre segurança no trânsito

Festival de Teatro “Trânsito Mais Seguro” teve participação de escolas públicas e particulares

27 Set 2019 - 19h48
Crianças e adolescentes dão aula sobre segurança no trânsito -

Um grande espetáculo em prol de um Trânsito Mais Seguro. A Secretaria de Transporte e Trânsito finalizou na Semana Nacional do Trânsito, o Festival de Teatro “Trânsito Mais Seguro”. O evento reuniu quatro escolas com cinco apresentações no CEMAC (Centro Municipal de Artes e Cultura).

O Festival de Teatro “Trânsito Mais Seguro” foi destinado aos alunos das escolas do ensino fundamental I (4º e 5º ano) e ensino fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas públicas e privadas do município. “O objetivo principal desse projeto foi falar de trânsito nas escolas. Eles discutiram e apresentaram uma peça com o tema trânsito mais seguro”, contou Ingrid Ienco Cazela, idealizadora do Festival Trânsito Mais Seguro e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Por meio da arte, as crianças e adolescentes levaram para o palco a conscientização do trânsito. “O teatro é uma ferramenta pedagógica muito rica porque ela propicia o desenvolvimento de várias habilidades e nesse caso promoveu a conscientização”, disse Camila Carvalho Mendes de Decarli, professora de português do Colégio Objetivo. 

As peças falaram sobre as placas, respeito às regras de trânsito, a busca por um trânsito mais seguro e a conscientização de motoristas e pedestres. “A gente aprendeu bastante sobre o trânsito, isso é importante. Estamos crescendo e ‘logo logo’ estaremos nas ruas”, contou Ana Claudia da Costa de Carvalho, 11 anos. “É importante para conscientizar as pessoas. Mostrar que a cidade tem esses eventos voltados para conscientização, que precisamos respeitar as leis de trânsito não porque seremos multados, e sim para zelar pela vida das pessoas”, disse Isabela Cardoso Canossa, 15 anos. 

A estudante Isadora Oliveira, 14 anos, contou que já presenciou um acidente. “Respeitar as regras de trânsito são ações muito importantes, pois assim você previne um acidente, por exemplo, que pode matar um pai de família”.

Na EMEB Afonso Fioca Vitali, o assunto Trânsito já faz parte do dia a dia dos alunos o que facilitou participação do projeto. “Há muito tempo a gente trabalha trânsito na nossa escola, o assunto está no currículo do 1º ao 5º ano. Chegar aqui é resultado de todo esse processo contínuo que é trabalhado por todos na nossa escola”, contou a professora Fernanda Cristina Fabbri.

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Airton Garcia que agradeceu o empenho das crianças num assunto tão sério. “Eu desejo que essas crianças nos ajudem a conscientizar a comunidade para uma boa educação no trânsito”, disse ele.

Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito, destacou o trabalho da administração para a conscientização de pedestres, ciclista e motoristas para um trânsito mais seguro. “As pessoas tem que respeitar umas as outras e principalmente as regras de trânsito. Estamos investindo em engenharia, fiscalização e educação. Um evento como esse é fundamental para já trabalharmos um trânsito mais seguro no futuro”, explicou.

 

Confira a classificação:

Categoria Ensino Fundamental I – 4º e 5º ano

1º Colocado – 481 Pontos

EE Paulino Carlos - Espetáculo “Um acidente no tempo”

 Professor Responsável - Tiago Botassim

2º Colocado – 440 Pontos

EMEB Afonso Fioca Vitali - Espetáculo “Todos Unidos por um trânsito mais humano e seguro”

Professora Responsável - Fernanda Cristina Hellmeister Fabbri;

Categoria Ensino Fundamental I – 6º ao 9º ano

1º Colocado – 485 Pontos

Educativa: Instituto de Educação e Cultura - Espetáculo “Virando o monstro ou Road Rage”

Professor Responsável - Alexandre Rodrigues

2º Colocado – 451 Pontos

Colégio Objetivo - Espetáculo “Não pode ser real”, Professora Responsável Camila Carvalho Mendes Decarli

3º Colocado – 449 Pontos

Colégio Objetivo - Espetáculo “As placas ganham vida”

Professora Responsável - Camila Carvalho Mendes Decarli.

Leia Também

Últimas Notícias