terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Criação do Polo Ecológico marca Educação Ambiental 2010

Prefeitura, UFSCar, Embrapa e SAAE assinaram convênio para a implantação do Polo em São Carlos na noite de sexta no CDCC

14 Jun 2010 - 20h04Por Redação São Carlos Agora

A abertura oficial do encontro de Educação Ambiental (EA) 2010, na noite da sexta-feira (14) no CDCC/USP, foi marcada pela assinatura do convênio de cooperação institucional do projeto “Polo Ecológico de São Carlos”, parceria entre a Prefeitura, UFSCar, Embrapa, CDCC, SAAE, Rede de Educação Ambiental (REA-SC), Coletivo de Educadores de São Carlos (Cescar), Sala Verde e Diretoria Regional de Ensino.

Participaram do evento o prefeito Oswaldo Barba, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, o Chefe Geral da Embrapa, Mauricio Mello de Alencar, o diretor presidente do SAAE, Eduardo Cotrim, o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, o técnico de laboratório, Alessandro Lancelotti, representando o diretor do CDCC, Aprígio Curvelo.

O convênio é a formalização de ações que já ocorrem para consolidar um centro de difusão ecológica utilizando equipamentos públicos ambientais. No caso da Prefeitura são o Parque Ecológico, Estação de Tratamento de Água do Espraiado, Horto Florestal e Horta Municipal.

Da UFSCar os equipamentos são: a Pista de Saúde; a Trilha da Natureza e as Nascentes do Córrego Espraiado. A Embrapa tem a Trilha Canchim, cuja fazenda tem duas das maiores reservas de Mata Atlântica de cerrado do município.

O objetivo do Pólo Ecológico é mapear as ações, projetos e programas realizados no município e suas interfaces com o Programa Municipal de Educação Ambiental, evento anual que oferece palestras, oficinas e a apresentação de trabalhos visando promover a troca de experiências e a valorização de projetos, ações e atividades em educação ambiental realizadas em âmbito local e regionalmente.

Barba disse estar feliz em participar da celebração deste convênio, tendo lembrado que como reitor da UFSCar, no ano de 2001, ele já havia sido parceiro deste importante projeto de educação ambiental.

“Eu fico muito satisfeito em participar desse passo tão importante para São Carlos. O convênio que acabamos de assinar reafirma o compromisso da nossa cidade com o meio ambiente”, reiterou Barba, que fez questão de destacar a implantação da Cidade da Energia, uma parceria entre Prefeitura, Abimaq, Embrapa, UFSCar e o Governo Federal, para o desenvolvimento de estudos na área de energias renováveis.

“A cidade da Energia será um marco não só para o Brasil como para o mundo. A pesquisa em energias renováveis trará, com certeza, muitos benefícios para o meio ambiente” finalizou o prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias