sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Crea-SP reforça fiscalização com a contratação de novos agentes fiscais

Incremento tem como objetivo fortalecer a fiscalização da prática ilegal da atividade profissional e reforçar a segurança da sociedade em todo o Estado

12 Abr 2021 - 10h53Por Asessoria de Imprensa
Crea-SP reforça fiscalização com a contratação de novos agentes fiscais - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) receberá 16 novos agentes fiscais para atuação em 14 Unidades de Gestão e Inspetoria (UGIs). Com o reforço, a equipe de fiscalização do Conselho passa a contar com 133 fiscais distribuídos pelos municípios do Estado. O início das atividades dos recém-contratados está previsto para a primeira semana de maio.

"A fiscalização sempre foi e continuará sendo prioridade na minha gestão. Esse reforço no corpo de agentes fiscais é importante para que possamos garantir profissionais à frente das atividades técnicas e que a sociedade esteja sempre mais protegida", destaca o presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

Entre 2015 e 2019, o Conselho teve um incremento de mais de 500% na quantidade de fiscalizações no Estado. Em 2020, mesmo com a pandemia, o Crea-SP atingiu 110 mil fiscalizações, ante as 29 mil realizadas em 2015. "Estamos trabalhando em um processo de Transformação Digital do Crea-SP com o objetivo de garantir os melhores serviços para os profissionais e para a sociedade, e isso inclui a ampliação das atividades de fiscalização do Conselho", ressalta Marinelli.

Os agentes fiscais são responsáveis pela fiscalização do exercício profissional. Realizam pesquisas internas e externas, bem como diligências de rotina. As diligências ocorrem em vistorias nas obras de empresas privadas ou de órgãos públicos para verificação da responsabilidade técnica.

Novos Agentes Ficais

Os novos fiscais irão atuar nas unidades de: Araçatuba, Araraquara, Barueri, Franca, Jundiaí, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba, Taubaté, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e na Capital.

O Crea-SP fará uma ação de integração para o grupo, formado por convocados com base no cadastro do concurso público de 2017, com apresentações corporativas e capacitação inicial. O formato (on-line, presencial ou híbrido) vai depender das restrições referentes à pandemia de Covid-19.

Neste período da fase emergencial do Plano São Paulo, 100% das atividades dos agentes fiscais são conduzidas de forma virtual. Quando estão em atividades externas, os funcionários são orientados a reforçar as medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscara, higienização constante das mãos e respeito ao distanciamento social.

 

Leia Também

Últimas Notícias