sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

CRAS Santa Eudóxia promove oficina sobre depressão

02 Ago 2019 - 19h03
CRAS Santa Eudóxia promove oficina sobre depressão -

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional das pessoas. Atualmente é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século". Pensando na gravidade e nos prejuízos da doença, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou na última semana, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Santa Eudóxia, a oficina “Como prevenir a depressão”.

Como porta de entrada da assistência, o CRAS trabalha com a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, é uma referência da comunidade e deve estar atento as suas demandas.“Dentro da política de assistência, estamos sempre atentos às demandas da comunidade. Muitas vezes, a falta de um trabalho ou um problema familiar mais grave pode desencadear a doença, por exemplo, e prejudicar os vínculos familiares”, disse Glaziela Solfa, secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Os CRAS e Centros Comunitários oferecem várias atividades para a população. O objetivo é o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários por meio dos serviços oferecidos pela rede de assistência para a população em vulnerabilidade social. Para participar das ações é só procurar as unidades.

 

Depressão - entre os principais sintomas apresentados estão tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. 

Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Leia Também

Últimas Notícias