quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil recebem novos equipamentos de proteção a incêndio

19 Ago 2022 - 19h56
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil recebem novos equipamentos de proteção a incêndio -
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social entregou nesta quinta-feira (18/08), 130 peças de roupas de proteção individual específicas para combate a incêndios em vegetação natural, sendo 120 macacões para o Corpo de Bombeiros e 10 para a Defesa Civil, um investimento de R$ 80 mil com recursos repassados pela 2ª Vara da Justiça Federal do Trabalho para a Prefeitura de São Carlos.
Os macacões (EPIs) são confeccionados em tecido antiestático e inerentemente antichama, feito em tecido Thermex A (composto por fibras mistas de Lenzing FR, aramida, poliamida e fibra de carbono antiestático), proporcionando alto nível de proteção sem prejuízo ao conforto do usuário.
De acordo com Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil, os novos macacões proporcionam maior segurança e tranquilidade na hora de atender os chamados relacionados a incêndios. “Esses equipamentos de proteção individual para o combate ao fogo em áreas verdes são muito importantes, tanto para brigadistas como voluntários, evitando qualquer tipo de ferimento. Lembrando que um incêndio florestal, dependendo da carga de material que queima, pode chegar a 1000°, 600° ou 400° e sua radiação pode causar danos irreversíveis na pele de quem está no combate”, disse Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, agradeceu a Vara da Justiça Federal do Trabalho pela destinação dos recursos. “São equipamentos muito importantes tanto para o Corpo de Bombeiros como para a nossa Defesa Civil. Com apoio do prefeito Airton Garcia estamos investindo e equipando a Defesa Civil. Já adquirimos uma nova viatura, uma nova sede, kit combate a incêndio para veículos, balsa inflável; gerador elétrico; holofote torre de iluminação e capacete multiuso, mas sempre é preciso mais recursos. A Defesa Civil autua antes, durante e depois de desastres por meio de ações como prevenção, mitigação, resposta e recuperação”, ressaltou Gardini.
Os macacões mantêm suas características técnicas de resistência à chama independentemente do número de lavagens.

Leia Também

Últimas Notícias